Ícone do site AGRONEGÓCIO

Conhecimento – Dia de campo está entre os métodos preferidos pelos produtores

Produtora rural com laptop na lavoura

Uma das formas mais utilizadas e eficientes para acompanhar o grande desenvolvimento de tecnologias mais adaptadas a sua região

A internet facilitou muito o acesso de todos a um universo gigantesco de informações, mas a troca de experiências de forma presencial, pessoalmente, não foi ainda superada por nenhuma invenção tecnológica. Prova disso é a alta adesão dos eventos chamados Dias de Campo, promovidos pelas empresas e instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural nos estados. A metodologia reúne produtores rurais, geralmente em uma propriedade, para observação de algumas práticas ou tecnologias, que possam ser replicadas para aquela comunidade. Os encontros colocam em contato técnicos, produtores, que discutem e analisam o tema em questão, trocam experiências, tiram dúvidas, promovendo assim um ambiente fértil para multiplicação e construção coletiva do saber. A premissa básica para o Dia de Campo é a difusão do conhecimento, através da experiência prática e transferência de informações.

Uma das formas mais utilizadas e eficientes para acompanhar o grande desenvolvimento de tecnologias agropecuárias é a participação em Dias de Campo. O método possibilita que o produtor conheça as tecnologias mais adaptadas a sua região, além de obter informações técnicas sobre assuntos relacionados, como uso de sementes e fertilizantes, controle e combate de doenças e pragas, uso de máquinas e equipamentos agrícolas, entre tantos outros. Quem participa de um Dia de Campo vai para tirar dúvidas, perguntar o que funciona para a sua área, saber mais.

Produtores em dia de campo

Só em 2022, a Emater-MG realizou 367 Dias de Campo em todo estado, reunindo mais de 14.760 pessoas. O planejamento de um Dia de Campo parte sempre da demanda dos produtores assistidos. Os extensionistas defendem o Dia de Campo como uma das metodologias mais eficientes de assistência técnica e extensão rural. A técnica oportuniza ao produtor colocar a mão na massa e com o assessoramento dos técnicos, tirar suas dúvidas.

Esses eventos de dias de campo são muito importantes pois o produtor precisa evoluir, acompanhar as novas tecnologias para se manter no mercado. Para muitos produtores, abrir suas propriedades, para a realização de dias de campo é sempre um prazer e um momento de muita importância.

Pesquisa

Pesquisa realizada em 2021 pela Emater-MG, com mais de 2.600 produtores rurais e outros profissionais do setor agropecuário, aponta que 95,4% dos entrevistados têm interesse em receber conteúdos técnicos produzidos pela empresa pública de assistência técnica e extensão rural. Embora mais de 60% dos que responderam a pesquisa afirmaram ter acesso à internet, 44% ainda preferem receber informações técnicas de forma presencial, em eventos como os dias de campo. As mensagens pelo aplicativo Whatsapp foram a forma preferida por 56,5% dos entrevistados para o recebimento de conteúdo técnico. Dentre os entrevistados, 84,5% já havia recebido algum serviço de Ater, como visita técnica, orientação para políticas públicas ou atendimento online, 91,9% deles recomendam os serviços prestados pela empresa pública, que há 75 anos presta assistência técnica gratuita e de forma continuada aos produtores rurais de estado, especialmente os agricultores familiares.

O dia de campo torna-se também uma ferramenta bastante útil para a prática da desenvoltura dos extensionistas em relação à exposição dos seus conhecimentos e sua capacidade oratória e de expressão. No que diz respeito à apropriação de tecnologias pelos produtores rurais, sabe-se que, para realizar o desenvolvimento rural sustentável é necessário construir novas práticas e comportamentos, por meio do processo educativo da Ater, via capacitação dos produtores rurais. São os produtores, com sua capacidade de mudar e de assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, que determinarão o êxito ou o fracasso de suas atividades.

Desse modo, pesquisa e extensão com metodologias participativas como o dia de campo, geram ações que buscam melhorar as condições da sociedade local, apontando soluções para problemas e oportunidades para geração de renda e benefícios na vida dos atores rurais, favorecendo assim, de forma dialética, a formação de consciência e capacidades individuais e coletivas, para os atores sociais realizarem seus projetos de vida.

Para saber a agenda de Dias de Campo promovidos pela Emater-MG, o produtor pode procurar o escritório local do seu município ou ainda acessar o site da empresa CLICANDO AQUI.

Procure as empresas de assistência técnica e extensão rural de seu
estado e o Senar para se informar da agenda de dias de campo em sua região

Leia também:

Sair da versão mobile