APICULTURA -  Como montar um apiário

Agricultura FamiliarCriaçãoDicasGestão, Mercado e Economia

Construção de currais

Curral de manejo bovino

Importante estrutura para o manejo dos animais, alguns cuidados são importantes para o sucesso do projeto

O curral é um dos locais mais importantes de uma fazenda. Por isso mesmo, requer um alto investimento para sua construção. Portanto, como uma forma de evitar grandes prejuízos, algumas práticas de manejo possibilitam prolongar a vida útil de um curral. Confira!

Sustentação às remangas. São usadas principalmente como estruturas de ligação entre os locais de criação dos animais e o curral de manejo. Devem alojar todos os animais de um lote de forma confortável, com espaço suficiente para que eles possam se deitar e se movimentar sem dificuldades. Também, devem possibilitar que os manejos de condução e apartação sejam realizados com segurança e eficiência. Com o passar do tempo, o calor dilata o arame das remangas que acaba se afrouxando. Evite esse afrouxamento colocando pequenos pedaços de madeira (cunhas), nos vãos das lascas, onde passam o primeiro e último fios de arame da cerca. Coloque as cunhas dos dois lados, travando a estrutura e dividindo o peso dos animais entre as lascas e os palanques. Esta ação dará sustentação a toda a cerca.

Construção de drenos. Evitar que o terreno fique enlameado e encharcado é fundamental. Recomendamos construir o curral num terreno com declividade (o que ajuda no escoamento da água da chuva) e que tenha boa drenagem. Se o seu curral apresenta problemas de encharcamento, o ideal é fazer drenos em pontos estratégicos. Evitar ao máximo a possibilidade de encharcamento do curral. Atentar para construir o curral com uma declividade do piso em torno de 3 a 5%.

Curral de manejo bovino

Cubra os buracos com terra, não com pedra. Muitos criadores cobrem estes locais com pedra. Não faça isso. Opte por usar terra para preencher as concavidades no solo, garantindo a funcionalidade do curral e o bem-estar dos animais. Com as pedras, o boi pode pisar em falso e quebrar o casco. O vai e vem dos animais acaba deslocando a terra, principalmente próximo às porteiras. Quando isto ocorre, pode acontecer o acúmulo de água e a formação de lama nos currais, provocando um desgaste prematuro dos palanques. 

Rampas. O piso de concreto da seringa ou do corredor que dá acesso a ela não deve terminar abruptamente formando um degrau, pois, sem o apoio do chão firme, a ponta do casco se quebra com facilidade. O adequado é construir uma rampa de cerca de 45° na extremidade do piso, prolongando-a por 40 cm ou 50 cm, recobrindo-a totalmente com terra.

Palanques e tábuas de madeira. É importante impermeabilizar as peças de madeira para aumentar sua vida útil. Usar óleo queimado é uma técnica muito comum. Mergulhe a peça em um recipiente com o óleo e deixe-a descansando de um dia pro outro, para que o óleo possa penetrar de 3 mm a 4 mm na madeira. O impermeabilizante asfáltico, apesar de ser menos utilizado pelo seu preço elevado, é o mais recomendável por proporcionar maior eficiência.

Curral de manejo bovino

Evite surpresas e gastos muito altos com consertos inesperados. A adoção das práticas de conservação de currais prolonga o tempo de uso dessa instalação tão importante para as fazendas!

Leia também: