Você tem ideia do que existe em matéria de armadilhas de pragas no mercado ou quais são as recomendadas para um bom manejo da lavoura?
As pragas são realmente uma praga! Reduzem a produtividade da cultura, transmitem doenças e interferem na qualidade do produto, prejudicando diretamente a rentabilidade do empreendimento rural. As armadilhas auxiliam não apenas no controle de pragas, mas também, no Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Tipos de armadilhas
O mercado já oferece várias armadilhas, como as com feromônios, armadilhas luminosas e armadilhas adesivas. Mas como cada uma funciona? Como utilizá-las?
Armadilhas com feromônio sexual sintético
Os feromônios de atração sexual são substâncias secretadas no ambiente, como odores ou sinais químicos, que desencadeiam vários comportamentos nos insetos.
Basicamente, elas têm três objetivos:
- Identificar e monitorar a presença de insetos na lavoura;
- Conhecer as flutuações populacionais dos insetos na área;
- Verificar se há necessidade de aplicar medidas de controle.
O uso deste tipo de armadilha auxilia na tomada de decisão para entrar com inseticidas na lavoura.
São importantes ferramentas que ajudam na hora do monitoramento de pragas, sendo que a quantidade de armadilhas na área vai depender da praga que você está monitorando. Deste modo, evitamos o uso excessivo e desnecessário dos defensivos, reduzindo os custos e entrando com o controle no momento correto.
As vantagens do uso das armadilhas de feromônio sexual são que esse tipo de armadilha faz uma captura seletiva, são de baixo custo e capazes de detectar a espécie da praga.
As armadilhas do tipo delta, além de possuírem feromônio de atração sexual, apresentam um piso adesivo para capturar as pragas.
As armadilhas com feromônio podem ser usadas para detecção, monitoramento, confusão e coleta massal das pragas agrícolas.
Na detecção, o objetivo é atrair os insetos para um ponto, no qual ele será identificado e até mesmo podendo ser controlado. A detecção é um método bastante utilizado para identificar pragas novas.
O monitoramento é usado com objetivo de identificar e quantificar as pragas e verificar o melhor momento para entrar com o controle apropriado.
A coleta massal atrai e captura o maior número de insetos, para eliminar ou controlar a população da praga. Para se obter sucesso na coleta massal, as armadilhas devem ser colocadas antes do período de acasalamento. É ideal colocar um número suficiente de armadilhas, ou seja, que cubra toda a área da lavoura.
Já o método de confusão tem o objetivo de confundir o inseto macho com o feromônio. Assim, o inseto macho não consegue encontrar a fêmea, não acontecendo o acasalamento.
Armadilhas luminosas
Este tipo de armadilha tem o objetivo de capturar insetos com hábito noturno. Neste caso, é recomendado distribuir uma armadilha em uma área de 6 a 10 hectares. A armadilha luminosa interrompe o ciclo do inseto na fase adulta, uma vez que ele fica preso na armadilha.
É uma armadilha que se destaca na coleta de insetos das seguintes ordens:
- Coleoptera (besouros);
- Diptera (mosquitos e moscas);
- Lepidoptera (mariposas);
- Orthoptera (grilos e gafanhotos);
- Heteroptera (cigarras, percevejos e cigarrinhas).
As armadilhas luminosas devem ser colocadas no interior da lavoura, quando se deseja capturar insetos presentes na área e no perímetro da lavoura, para impedir a entrada de insetos adultos.
Além disso, o ideal é colocá-las nos pontos mais altos e evitar a instalação perto de obstáculos que impeçam a visibilidade da luz.
Armadilhas adesivas
A armadilha adesiva permite monitorar as pragas ao longo da safra e identificar os períodos de infestação e de controle.
São compostas por cartões adesivos com resina e cera, o que gruda o inseto nas mesmas. Os cartões são quadriculados com quadrados de 2 x 2 cm, facilitando na hora de contar os insetos.
Estão disponíveis no mercado nas cores amarela e azul. As azuis são utilizadas para detecção e monitoramento de tripes. Já, os cartões adesivos amarelos, para detecção e monitoramento de cigarrinhas, mosca-branca, mosca-negra-dos-citros, mosca-minadora, psilídeo, pulgão, mariposas e pequenos besouros.
A recomendação para armadilhas adesivas é de 100 a 200 por hectare.
Com estas informações básicas, você já pode ter uma ideia de quais melhor funcionam para a sua produção e na sua área! Mas não se esqueça: converse com os produtores locais, converse com o revendedor de armadilhas da sua região, pesquise no site da empresa que fornece as armadilhas… quanto mais informação, melhor!