Economia colaborativa. Uma forma de atender às necessidades do ser humano de forma partilhada e unida
Nos últimos tempos, os produtores agrícolas têm percebido que por meio da união podem ter melhores resultados! Atuar sozinho significa ter pouca ou nenhuma voz na busca de melhorias para seus negócios. Como cooperados, ganham maior força e têm seus pedidos ouvidos. Nesse contexto, as cooperativas agrícolas ganham destaque ao permitir que, juntos, produtores rurais possam ter melhor negociação em todas as fases da cadeia produtiva.
Quais vantagens de tornar-se um cooperado agrícola?
Mais força na negociação. De forma coletiva, os produtores conseguem melhor negociação em sementes, insumos, fertilizantes e demais itens necessários para o plantio. Por exemplo, em vez de cada agricultor comprar sozinho uma tonelada de sementes, via cooperativa, 100 produtores comprarão 100 toneladas, conseguindo um valor melhor na negociação. Ao comprar em escala, se obtém um valor mais interessante para os cooperados.
Maior volume e melhor preço de venda. O mesmo vale para o momento da colheita. Com maior volume produzido pelos cooperados, é possível conseguir dar melhor vazão à safra, além de ser possível melhor negociação diretamente com o cliente final. Como não dependerá de cerealistas ou atravessadores para a venda final, as cooperativas acabam agregando valor aos produtos e entregam melhores resultados aos cooperados. Também contam com maior escala produtiva.
Tomada de Decisão majoritária. O significado de cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, criada com o objetivo de prestar serviços aos associados. Ou seja, por mais que exista uma diretoria formada por cooperados para gerir a parte burocrática da entidade, a decisão sobre os caminhos a serem tomados ocorrerá sempre em assembleia, com presença e votação de todos os associados. Dentro dos princípios democráticos, serão tomadas decisões baseadas no desejo da maioria.
Serviços extras. Além disso tudo que já foi descrito, cooperativas agrícolas também oferecem serviços como assessoria técnica, acompanhamento de engenheiro agrônomo e de outros profissionais indispensáveis a uma boa produção.
As cooperativas agrícolas desempenham um papel fundamental na vida de pequenos e médios produtores. Ao unirem suas produções, podem competir com mais força junto aos grandes empresários do campo.
Se não existe uma cooperativa em sua região, ações similares como unir-se a produtores locais e que tenham atividades complementares pode ser um caminho bem interessante. Alguns podem entrar com produtos e outros com serviços, como o de transporte, por exemplo. Assim, a roda econômica local mantém seu giro continuamente e todos saem lucrando, inclusive a economia da localidade como um todo.