Em Fundo dos Medeiros (município de Rio Rufino, Serra Catarinense), os produtores sentiram os efeitos prejudiciais da estiagem em suas propriedades rurais e decidiram construir um sistema coletivo de armazenamento e distribuição de água, ligado a um poço artesiano
O sistema que beneficia 17 famílias foi alcançado graças ao projeto da Epagri. Com o apoio financeiro (R$ 30 mil) da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, os produtores adquiriram os materiais necessários para a implantação do sistema.
Produtores participam da construção
A mão de obra para a instalação do sistema foi dos próprios moradores da comunidade, com acompanhamento de técnicos da Epagri e do Sasb (Serviço Autônomo de Saneamento Básico).
A rede tem cerca de quatro mil metros de comprimento e os agricultores pagarão o financiamento em até cinco anos em parcelas fixas e sem juros. A administração municipal disponibilizou também as máquinas necessárias à implementação da obra e materiais para a base e a caixa d’água para armazenamento de 20 mil litros.
O sistema coletivo de distribuição de água pretende:
- mitigar as consequências da estiagem,
- dar ênfase na gestão e no uso racional da água,
- proporcionar a distribuição de água potável aos moradores da comunidade,
- impactar nas atividades produtivas da comunidade (dessedentação dos animais, o uso da água para atividade leiteira e o descascamento do vime).