A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) informou que as mulheres representam 40% dos associados atualmente, enquanto esse percentual era de 8% em 2005
São 254 cooperativas que reúnem 2.698.000 catarinenses. Desses, 1.088.957 são mulheres. No último ano, a presença da mulher nas cooperativas cresceu 16%, índice bem maior do que o próprio avanço do quadro geral, que foi de 9,67%.
Santa Catarina é o Estado mais cooperativista do Brasil! Quase metade da população catarinense está associada a um dos ramos do cooperativismo. Embora ainda seja um ambiente majoritariamente masculino, elas estão conquistando rapidamente espaço, voz, voto e cargos de comando!
De acordo com representantes de cooperativas, a mulher é mais detalhista, metódica e leal aos princípios do cooperativismo. Não falta às reuniões e estimula a participação de todos. Sua presença contribuiu para harmonizar as diferenças, atenuar as tensões, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns.
Os dirigentes cooperativistas perceberam a contribuição fundamental das mulheres e, por isso, criaram novas formas de participação, como encontros estaduais, programas específicos, cursos e treinamentos, além de produtos e serviços especialmente destinados ao sexo feminino, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada.