Ícone do site AGRONEGÓCIO

Cooperativismo – Projeto disponibilizará usina elétrica sem custos para produtores de café

Painel de energia solar fotovoltaica

A Coopervitae, voltada à agricultura familiar em Nova Resende/MG, está construindo uma usina de energia fotovoltaica (energia solar), com o objetivo de distribuir energia de maneira gratuita aos cooperados

A cooperativa trabalha fundamentada sobre os pilares da economia sustentável e tem sua atuação voltada à agricultura familiar em Nova Resende/MG.

Comércio justo para todos

O presidente Alessandro Marcos de Miranda explica que a construção será feita com os prêmios obtidos pelo sistema de vendas da cooperativa, com o sistema Fair Trade (comércio justo). O sistema funciona da seguinte forma: compradores pagam um valor justo pelo café (não pode ser menos que 120 centavos de dólar por libra peso) e, para cada saca de café vendida, a cooperativa recebe um bônus (prêmio Fair Trade), no valor de 20 centavos de dólar por libra peso.

E não para por aí! A ideia é que o prêmio será repassado às famílias produtoras, mas não em reais, mas em projetos que irão impactar economicamente na vida das famílias. A cooperativa promoverá concursos sobre a qualidade do café e já contrataram um provador de café e um técnico agrícola para dar consultoria.

Estrutura e sustentabilidade

A cooperativa adquiriu duas pequenas propriedades para a construção da usina e a distribuição será 100% gratuita aos pequenos produtores. Além da redução de custos na produção do café, a ação terá retorno ambiental importantíssimo, pois é equivalente ao plantio de 23 mil árvores e pode resultar em uma economia de bilhões de litros de água.

O valor total da usina será em torno de 750 mil reais e irá beneficiar mais de 120 famílias de pequenos produtores, gerando em torno de 24000 kilowatts por mês.

A economia que o projeto proporcionará poderá ser usado para o lazer com sua família ou para reinvestimentos na sua produção de café. Ficará a cargo de cada um o destino dessa renda extra, mas com certeza impactará na qualidade de vida dos produtores cooperados.

Leia também:

Sair da versão mobile