Ícone do site AGRONEGÓCIO

Cuidados com a biologia do solo

Agricultor com um punhado de solo nas mãos e sol ao fundo

Atenção aos aspectos biológicos permite renovação do solo e melhoria na produtividade

Para conquistar boa produtividade e desenvolvimento satisfatório das culturas, é preciso ir além da manutenção das condições físicas e químicas do solo. Isso porque é na parte biológica que se encontram os microrganismos benéficos que serão essenciais para o desenvolvimento do sistema radicular e para a disponibilização de nutrientes e água para planta ao longo do seu ciclo. Sendo assim, a adubação com atenção a esse aspecto se torna fundamental para melhores resultados na colheita e na renovação e longevidade dos solos.

Nesse cenário, a aplicação de adubação orgânica é a alternativa mais tradicional (esterco curtido, húmus, cinzas e adubação verde). Mais recentemente, surgem novas ferramentas para o agricultor tais como soluções naturais que podem ser aplicadas no período entre safras ou próximo ao plantio, pré ou pós, que são indicadas para favorecer a atividade biológica do solo. Estas ferramentas, à base de aminoácidos, açúcares, ácidos orgânicos e metabólitos vão atuar como condicionadoras do meio, favorecendo esses microrganismos benéficos para que estimulem o sistema radicular da planta.

Quando fazem parte do manejo do solo na propriedade, favorecem a resistência da lavoura aos períodos de estiagem, observando-se a diferença da profundidade das raízes e qualidade e padronização de frutos e grãos.

Pesquisadores afirmam que o solo é o ambiente de maior diversidade do planeta, mas muitas vezes esses microrganismos que vivem no meio não possuem alimento para aumentar sua população. Quando se fala em favorecer a atividade biológica, é sobre oferecer compostos prontamente disponíveis para que esses microrganismos se alimentem e se multipliquem. Essa disponibilidade de nutrientes ocorre por meio da decomposição da matéria orgânica.

Além da utilização dessas soluções naturais, com foco na ativação da atividade biológica do solo, destacam-se outras ações importantes no manejo como a rotação de cultura na área, para manter a variedade de população de microrganismos presentes no meio, o plantio em cobertura, com a função de incorporar carbono no sistema e, ainda, a inoculação de microrganismos benéficos.

Essas novas ferramentas de soluções naturais têm o objetivo de aumentar a mineralização e disponibilização de nutrientes e foram desenvolvidas a partir de nutrientes e compostos orgânicos específicos, permitindo maior interação da biomassa com microrganismos decompositores, solubilizadores de fósforo e outros elementos nutricionais, resultando em melhoria na estrutura do solo e consequentemente, melhoria no desenvolvimento da planta. Consulte um técnico capacitado para orientação sobre o uso dessas novas possibilidades.

Leia também:

Sair da versão mobile