Com o objetivo de debater os principais desafios e oportunidades da nutrição animal, o primeiro evento totalmente dedicado ao tema vai reunir profissionais envolvidos na cadeia da indústria de processamento de ração, fábricas de ração, indústrias de equipamentos para fábricas e tecnologias para construir uma fábrica de rações piloto na UFPR
O 1° Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction vai ser um evento inteiramente dedicado a nutrição animal realizado entre os dias 13 e 15 de junho no Parque Barigui, em Curitiba, no Paraná. Direcionado a todos os profissionais envolvidos na cadeia da indústria de processamento de ração, o evento é organizado pelo Feed Technology Institute e terá ao menos 12 palestras durante os três dias.
Pesquisadores e profissionais de renome internacional confirmaram participação entre os debatedores. Entre as instituições representadas, estão Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Embrapa, Sindirações, UFPR e empresas do setor. Esta será a primeira edição de um evento que acontecerá anualmente.
A Comissão Organizadora do simpósio destaca que o objetivo do encontro é fomentar a discussão sobre as principais tendências e tecnologias do processo de nutrição animal e contribuir com a construção de uma fábrica de rações na UFPR. Todos os recursos arrecadados com o evento serão destinados à construção desta fábrica piloto na UFPR. Atualmente nenhuma universidade brasileira tem uma fábrica de ração modelo para o desenvolvimento de pesquisas e especialização de estudantes. A fábrica piloto promoverá uma aproximação do mercado com a academia e poderá aprimorar as pesquisas e o desenvolvimento da área. O intuito é desenvolver a capacitação profissional no segmento, além de fomentar pesquisas e programas de extensão, com ações que vão além da sala de aula, promovendo interação entre a academia e a sociedade a fim de estabelecer uma cooperação tecnológica e científica entre universidade e mercado.
A grade desta edição foi especialmente desenvolvida para atender os temas mais importantes na área de Fábrica de Rações e seus impactos nos animais. Entre os debatedores, estão representantes da academia, pesquisadores, empresas de tecnologia de processo e fabricantes de ração.
O evento é uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de atender a demanda crescente de indústria por especialização e profissionalização nos processos de produção de rações em toda América Latina.