APICULTURA -  Como montar um apiário

Bovinos se alimentando da gliricídia

A gliricídia tem grande potencial como fornecedora de nitrogênio ao solo e apresenta teores de proteína em torno de 23% servindo como grande fonte de nutrientes para os animais

Uma leguminosa de alto teor proteico, muito resistente a altas temperaturas e poucas chuvas, com crescimento rápido e múltiplas aplicações nos sistemas de produção. Essa é a gliricídia (Gliricidia sepium), arbusto originário da América Central e em franca expansão no Brasil.

A espécie, além da já reconhecida aptidão para moirão vivo (em cercas vivas), tem demonstrado grande potencial como fornecedora de nitrogênio ao solo, podendo substituir total ou parcialmente o uso de fertilizantes nitrogenados. A planta possui elevada concentração de nitrogênio nas folhas e permite a fixação simbiótica desse nutriente ao solo por meio de bactérias existentes em suas raízes.

Renque de gliricídias
Folhas da gliricídia
Flores da gliricídia

Trabalhos desenvolvidos nos últimos anos por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE) têm reforçado essa capacidade da leguminosa de melhorar a fertilidade e fixar nitrogênio ao solo.

A gliricídia apresenta teores de proteína em torno de 23% e produz até 70 Kg de matéria verde por ano. É considerada por produtores uma espécie de “ouro verde” para as regiões secas e quentes. É resistente a climas rigorosos e pode ser usada para recuperar e manter a temperatura do solo, além de servir como cerca viva.

Na alimentação de ovinos e bovinos, situações em que é altamente recomendável, essa leguminosa consegue reduzir em 70% o uso do farelo de soja, que representa elevado custo na ração animal.

Bovinos se alimentando da gliricídia

Para levar aos produtores informações e conhecimento sobre a planta e seu uso na nutrição animal, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) acaba de lançar na plataforma e-Campo – a vitrine de capacitações online da Embrapa – o curso “GliriNutri: uso da gliricídia na alimentação de ruminantes”.

Dividido em quatro módulos, com total de 24 horas de conteúdos, o curso tem como objetivo capacitar produtores e agentes de assistência técnica e extensão rural sobre práticas de cultivo e manejo da gliricídia para utilização na nutrição e alimentação de ruminantes.

Cerca viva de gliricídia

Os participantes terão informações gerais sobre a gliricídia – o que é, de onde veio, para que serve; práticas de implementação e manejo de áreas adensadas de cultivos consorciados; valores nutricionais da gliricídia in natura e conservada; práticas de implementação do GliriNutri em áreas de pastejo direto e alternativas forrageiras para o uso em conjunto com a gliricídia.

O programa disponibiliza conteúdo técnico com aulas e entrevistas focando na didática e simplicidade.

O curso é gratuito e a inscrição pode ser feita na página da capacitação na plataforma e-Campo CLICANDO AQUI. A carga horária deve ser cumprida em até 60 dias do início das aulas. Para mais informações, as pessoas interessadas devem enviar e-mail para [email protected].

Leia também: