Ícone do site AGRONEGÓCIO

24 de julho – Dia do Suinocultor

Suinocultor e seu companheiro

O profissional do setor está constantemente atento e desenvolve novas tecnologias para tornar a cadeia cada dia mais produtiva

O produtor rural brasileiro tomou o mundo com seus produtos. E com a suinocultura, não é diferente! O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína, responsável por 8% de todas as exportações mundiais, com embarques para mais de 70 países.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2020 a produção alcançará cerca de 4,25 milhões de toneladas! Este número é de 4% a 6,5% superior em relação a 2019.

E há mais para comemorar

Nas exportações, pela primeira vez, o setor deve alcançar marca superior a 1 milhão de toneladas, apesar da pandemia.

O IBGE estima que o país tenha 4,8 milhões de matrizes de suínos e um rebanho de 41,4 milhões. A maior produção está localizada na Região Sul, com Santa Catarina na liderança, seguida do Paraná e Rio Grande do Sul. Em quarto lugar está Minas Gerais.

Um longo caminho pela frente

O que podemos identificar atualmente é que a suinocultura industrial brasileira é uma cadeia extremamente tecnificada, sejam nos processos de manejo, nas definições genéticas e até mesmo na gestão das granjas.

É um setor que está constantemente atento e que desenvolve novas tecnologias para tornar a cadeia cada dia mais produtiva, com índices zootécnicos memoráreis e o resultado é um produto com proteína de altíssima qualidade e saudável.

Analisar o desempenho de um setor pelos fatores externos é comum em nossa cultura. Mas olhando para dentro fica claro que a suinocultura do Brasil conquistou todos estes resultados graças à competência técnica de nossos produtores.

Exemplo mundial

O país está livre de Peste Suína Africana, de Diarreia Suína Epidêmica, e temos a maior parte de nosso território reconhecidamente livre de Peste Suína Clássica. Isso coloca o status sanitário brasileiro como o diferencial para o crescimento da participação brasileira no comércio global (interno e externo).

Parabéns ao suinocultor brasileiro! Com trabalho árduo, responsável e inovador, vem revolucionando o mercado com produtos cada vez mais presentes nas mesas de todo o mundo!

Leia também:

Sair da versão mobile