Ícone do site AGRONEGÓCIO

E aí? Você sabe o que é Húmus? E Homus? Já se confundiu?

Produtor rural com dúvida

Então, está na hora de tirar esta dúvida definitivamente!

Húmus

Também conhecido como humo, ou erroneamente escrito, “humus“, é um termo antigo, de origem romana, usado para designar o solo como um todo!

Atualmente, húmus designa toda a matéria orgânica estabilizada (que não sofre mudanças químicas ou físicas significativas) presente nos mais diversos tipos de solos.

Em 1890, foi definido como “todas as substâncias que são formadas na decomposição e fermentação da matéria orgânica de origem vegetal e animal, ou por meio da ação de certos agentes químicos sobre essa matéria orgânica, na forma de compostos orgânicos amorfos (que não tem forma determinada), não voláteis, não gordurosos, mais ou menos escuros”.

húmus fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis, colaborando decisivamente para o crescimento saudável dos vegetais.

Homus

E o homus? O que é?

O homus é um prato árabe! Isso mesmo, uma refeição muito apreciada por vegetarianos e veganos. Sua receita contém grão-de-bico, tahine, azeite, sumo de limão, sal e alho.

Ele é uma excelente fonte de gordura boa, proteína, carboidrato, manganês, cobre, folato, magnésio, fósforo, ferro, zinco, tiamina, vitamina B6 e potássio, sendo um alimento completo para pessoas com restrições, como intolerantes à lactose e glúten.

É um ótimo alimento anti-inflamatório, regulador do intestino, prebiótico e controlador de açúcar no sangue. Além disso, ele pode reduzir o risco de doença cardíaca e prevenir a obesidade.

E então? Tem mais alguma dúvida sobre alguma coisa do mercado do agro? Mande sua pergunta para a gente e vamos tentar lhe ajudar!

Leia também:

7 curiosidades sobre as minhocas

Como produzir minhocas e húmus em pequenas propriedades

Compostagem – o que não pode ser colocado na compostagem doméstica

Sair da versão mobile