CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

Agricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Emater-MG lança nova cartilha sobre compostagem orgânica para hortas e pomares

Composto orgânico

Compostagem simples, barata e eficiente. Este é o tema da nova cartilha lançada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), ideal para agricultores familiares. Com o título “Dez Passos para a Produção de Composto Orgânico”, ela orienta sobre como transformar resíduos vegetais e animais em adubo natural de alta qualidade. A proposta é utilizar recursos que já existem na propriedade rural, como palha, cascas de frutas e legumes, esterco de curral e outros materiais.

O composto orgânico melhora a fertilidade e a estrutura do solo, fortalece o equilíbrio biológico e reduz a necessidade de fertilizantes químicos. Entre os dez passos abordados na cartilha estão: a escolha do local adequado, a separação e o preparo dos resíduos, a montagem das leiras (montes de compostagem), a irrigação correta, o acompanhamento da temperatura e o tempo necessário para a maturação do composto. O material também ensina como identificar se o composto está pronto para o uso e propõe formas de aplicação na propriedade, como em hortas, jardins e pomares.

Capa da Cartilha da Emater-MG sobre composto orgânico
Capa da cartilha da Emater-MG
sobre composto orgânico

Por ser rico em matéria orgânica, o composto melhora a aeração e a infiltração de água no solo, ajudando a manter a umidade, o que é bom principalmente para as regiões mais secas, diminuindo a necessidade de irrigação. Com relação à escolha do local para a produção do composto, os técnicos recomendam uma área com boa ventilação, acesso à água e iluminação solar. Também orientam sobre a separação criteriosa do material orgânico (esterco e palhada), descartando elementos como plásticos, metais e pedras.

A umidade é outro fator importante no processo de compostagem. As pilhas devem ser regadas à medida que as camadas são montadas, garantindo que todo o material fique úmido, mas sem encharcar. A manutenção da umidade é essencial para a atividade dos microrganismos

decompositores, que atuam na transformação da matéria orgânica. Os técnicos também alertam para a importância de cobrir o monte de compostagem para proteger da chuva e evitar o excesso de umidade.

O composto orgânico pode ser misturado diretamente no solo, em caso de hortas e jardins. No caso de árvores frutíferas, pode ser utilizado no fundo da cova no momento do plantio ou ao redor do caule na projeção da copa como adubação de cobertura. Outra vantagem do composto é a reciclagem de resíduos sólidos, como o esterco, restos de frutas e legumes. O uso desses materiais na compostagem acaba reduzindo a quantidade de lixo em uma propriedade.

A publicação está disponível para download CLICANDO AQUI.

Leia também: