Um dos principais ingredientes da cerveja, a planta trepadeira é originária do hemisfério norte e se desenvolve melhor em regiões de alta latitude, com luz solar maior
Com uma produção nacional que atende apenas a 2% da quantidade utilizada pela indústria brasileira de cerveja, o lúpulo (Humulus lupulus) é uma cultura promissora em solo brasileiro. E para quem tem interesse em se iniciar neste cultivo, a Embrapa Agrobiologia lançou o curso online Introdução ao cultivo de lúpulo no Brasil. Oferecido por meio da plataforma e-Campo, um espaço destinado à oferta de capacitações on-line desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, o curso é gratuito e não tem pré-requisitos.
Organizado por profissionais da Embrapa que atuam em pesquisas com a planta há quase uma década, o curso tem oito horas de duração, e está dividido em quatro módulos. O conteúdo abrange desde as características da planta até a pós colheita, passando pelo plantio e pelo manejo fitossanitário. Todo curso pode ser feito de maneira independente, já que é autoinstrucional (não há acompanhamento e orientação de tutores). O curso é destinado a agentes de assistência técnica e extensão rural, agentes multiplicadores, produtores rurais, empresários do setor, estudantes de curso técnico profissional, de graduação e pós-graduação em agronomia e cursos correlatos, entre outros interessados no tema.
Conhecida há mais de 2 mil anos, o lúpulo é uma planta medicinal com poder anti-inflamatório, sedativo e antioxidante, entre outros. Mas a sua fama maior vem certamente da cerveja, onde é o responsável pelo amargor e aromas característicos dos diferentes tipos da bebida. No Brasil, o interesse pela produção da planta é crescente e segundo a Aprolúpulo (Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo) o volume chegou a mais de 88 toneladas em 2023, o que representa um aumento de 203% em relação ao ano anterior. Treze estados brasileiros produzem lúpulo, sendo os maiores produtores Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Faça a inscrição CLICANDO AQUI.