Ícone do site AGRONEGÓCIO

Empreendedorismo no Agro (1)

Mulher rural na direção do seu trator
O empreendedorismo nunca teve tantas oportunidades como agora! E no agro não é diferente!

Procurando independência financeira, tendo o seu próprio negócio e colocando suas ideias em prática? Quer ser dono dos seus horários e escolher sua equipe de trabalho? Ter a oportunidade de trabalhar com o que realmente gosta?
 
Parece um sonho, certo? Mas não é bem assim. Empreender, muitas vezes, requer mais dedicação, disciplina e resistência do que muitas outras atividades! Ter o próprio negócio significa lidar com incertezas! O empreendedor deve acreditar piamente naquilo que está fazendo.

Além de ter ideias, o empreendedor deve colocar suas ideias em prática!  Para começar é preciso demonstrar capacidade de enxergar os problemas, elaborar soluções – tecnológicas ou não –, e transformá-las em OPORTUNIDADES! Cada segmento da cadeia produtiva rural oferece inúmeras possibilidades de negócios.

Elaborar metas, ter autoconfiança, saber liderar o seu negócio e ser perseverante são atitudes que decidirão se o seu negócio vai rumar em direção ao sucesso ou ao fracasso.

As oportunidades

A alta demanda global por alimentos é uma oportunidade gigante! Mas lembre-se: a missão do empreendedor do agro é auxiliar no aumento da produtividade de maneira mais sustentável, com menor agressão ao meio ambiente.

Nesse contexto, as startups do Agronegócio tem assumido papel de destaque nos processos de inovação e novas tecnologias.

(Em tempo, startups são empresas que ainda estão em fase inicial, e que desenvolvem produtos ou serviços tecnológicos inovadores e com alto potencial de crescimento.)
 
As startups do Agronegócio crescem em média 70% ao ano e, entre os anos de 2015 a 2017, surgiram 75 novas empresas com esse perfil, sendo que, 15% desses negócios possuem um faturamento anual superior a R$ 300 mil reais.

Você tem uma ideia ou identificou uma oportunidade?

Apenas uma ideia não basta para que você monte o seu negócio.

É a mais ou menos a diferença em ter sonho e projeto! A ideia (o sonho) não leva em si o comprometimento com a obtenção de um objetivo. Um projeto já tem em si o direcionamento planejado para se alcançar algo determinado.

Então, é preciso ter uma ideia que se adeque a uma necessidade, uma oportunidade de negócio. A oportunidade é a utilização de uma ideia com demanda definida e com potencial para gerar lucros.

Ter uma ideia não faz de você um empreendedor, mas saber aproveitar uma oportunidade, sim!
O caminho para saber se sua ideia é viável passa por algumas questões:
  • A minha ideia tem viabilidade e potencial para o mercado em que pretendo atuar?
  • Na minha região, há muitos clientes para conquistar?
  • Meu público-alvo está disposto a pagar pelos meus serviços?
  • Essa atividade vai gerar lucro?
  • Eu tenho como por essa ideia em prática?
  • Possuo recursos técnicos e financeiros para executá-la?
  • Possuo recursos financeiros e mão-de-obra para o funcionamento da consultoria?
  • Sua ideia é boa o suficiente para que as pessoas necessitem dela, e também para que essas pessoas estejam dispostas a pagar por ela?

As pessoas não compram produtos ou serviços. Elas compram soluções para seus problemas e suas necessidades.

Tenha em mente que muitas empresas que hoje são conhecidas mundialmente começaram do zero! Comece pequeno, mas sonhe grande! Outro conceito que ajuda bastante é: Faça localmente e pense globalmente!

Conhecimento sempre será o seu maior capital

Buscar novas competências constantemente é fundamental. É o que se chama de aprendizado ao longo da vida (ou lifelong learning, termo original em inglês). Procure informações sobre o mercado em que quer atuar, busque referências (identifique os maiores concorrentes do mercado e use-os como exemplo), faça pesquisas sobre os que há de novo neste setor (explore a internet!), faça cursos (existem cursos gratuitos em todas as áreas do conhecimento humano disponíveis na rede mundial!), converse com empresários que atuem na sua área…. E, por fim, defina objetivos para o seu empreendimento.

PLANEJAMENTO!

Já identificou uma oportunidade de negócio? Tem algo a oferecer que solucione algum problema e que tenha viabilidade técnica e financeira? OK. Você está a ponto de iniciar o planejamento da sua própria empresa.
Mais para frente falaremos sobre alguns documentos e procedimentos (proposta de valor, modelo de negócio, plano de negócio…) que você deverá executar para COLOCAR SUA IDEIA EM PRÁTICA! Afinal, é disso que se trata empreender! Colocar em prática.

Falaremos mais de empreendedorismo e todo o processo até o Modelo de Negócio estar formalizado! Fique ligado.
 
Já passou por todos estas etapas e tem um empreendimento funcionando com sucesso? Divida sua experiência com a gente.

Leia mais:
 
Sair da versão mobile