Já ouviu falar em Proposta Única de Valor (PUV)?
A proposta de valor é uma declaração de posicionamento que explica qual benefício você oferece, para quem e como você o faz excepcionalmente bem.
Esta ferramenta auxilia a identificar como você se sobressai na concorrência, clarificando o diferencial do seu negócio, tornando-o único em meio a tantos outros do seu ramo.
- faça um texto breve, que deixe claro o que a sua empresa fornece;
- exponha a principal característica de seu produto/serviço;
- utilize argumentos claros e diretos sobre o seu diferencial e
- certifique-se de que as pessoas sejam convencidas de que precisam do que você está oferecendo!
A Proposta Única de Valor deve resumir o que há de melhor na sua empresa e como ela vai transformar a vida das pessoas!
Perfil do seu público-alvo. Você deve conhecer as necessidades, o poder aquisitivo, os hábitos e interesses dos seus futuros clientes.
Concorrência. Também deve ser levada em consideração no momento de selecionar a principal característica.
A partir disso, você terá a certeza do que você deve dar enfoque na hora de elaborar a sua proposta.
Elabore vários textos sobre a sua proposta. Textos curtos de aproximadamente 15 segundos! Veja qual dos textos chamaria a atenção do seu público-alvo! Coloque-se no lugar do seu cliente!
ATENÇÃO: sua proposta não deve conter todas as características do que você está oferecendo, ela serve para chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas busquem mais informações sobre o seu negócio.
Faça uma pesquisa com pessoas conhecidas. Veja a reação dessas pessoas e como elas interpretam a sua proposta. Se as respostas forem dentro das suas expectativas, você obteve sucesso neste primeiro passo!
Vamos falar um pouco sobre Modelo de Negócio!
Existem diversas ferramentas que podem lhe ajudar a definir o seu modelo de negócio. Uma delas é o “Modelo Canvas” ou “Canvas” que é um simples mapa visual estratégico que permite entender melhor as relações entre todos os aspectos de um negócio.
Segmentos de mercado. Definição dos grupos de pessoas que farão parte do seu público-alvo. É levado em consideração a necessidade e as características de cada grupo, que irão influenciar em questões como o tipo de relacionamento e os canais de distribuição da empresa, por exemplo.
Proposta de valor. Qual é a proposta valor que você irá oferecer ao seu público-alvo? A proposta de valor deve atender a uma necessidade ou resolver um problema do seu cliente.
Canais. Como você irá se comunicar com o cliente, desde o momento da aquisição do serviço ou produto até o suporte após o pagamento.
Relacionamento. Quais as estratégias de relacionamento para “captar” o cliente serão usadas, não permitindo que ele procure outra empresa por motivos de menores preços, por exemplo. Diferentes estratégias de acordo com cada grupo de clientes.
Atividades-chave. São as ações fundamentais para que seja entregue ao cliente a sua proposta de valor, ou seja, são as atividades primordiais para o bom funcionamento da sua empresa.
Principais parcerias. Atividades realizadas com/por terceiros.
Estrutura de custos. Engloba todos os custos (fixos e variáveis) arcados pela empresa, para que a mesma possa gerar as propostas de valor.
E para terminar este módulo da matéria, que tal conhecer um pouco sobre o Plano de Negócios…
O plano de negócios é um documento escrito e bastante extenso, fundamental para quem está pensando em abrir o seu próprio negócio.
Neste documento, é realizado o planejamento completo do seu negócio, definindo, inclusive, os passos para alcançar seus objetivos.
Desta forma, o plano de negócios permite que você chegue ao mercado com mais segurança e maior conhecimento sobre o seu ramo, seus produtos ou serviços, seus concorrentes e fornecedores, e também sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Análise de mercado: consiste no estudo dos seus futuros clientes, concorrentes e fornecedores. É muito importante levantar essas informações pois, é a partir delas que você saberá se sua empresa está indo no caminho que os seus futuros clientes desejam.
A empresa: aqui você deve descrever as principais características da sua empresa, adicionando informações como sócios, tributação e localização.
Produtos e/ou serviços: descrição do produto ou serviço que será fornecido pela sua empresa, e de que maneira esse serviço irá atender as necessidades ou a resolução do problema do seu cliente.
Estratégias: elaboração das estratégias de como o seu negócio irá se sobressair em meio a concorrência do mercado.
Plano de marketing: o plano de marketing é um pouco complexo, porém é de extrema importância, pois ele engloba as estratégias de comercialização, como a descrição dos produtos ou serviços, a melhor localização para a instalação do seu negócio, os preços que serão cobrados pelos produtos e serviços, a divulgação e as formas de promover suas atividades-chave.
Operacional: este componente também é muito importante, ele compreende o arranjo físico de setores da empresa; capacidade de atendimento; processos operacionais necessários para dar origem ao produto ou serviço e também a necessidade pessoal, ou seja, a quantidade de pessoas que a empresa irá necessitar para poder atender seus clientes.
Por agora, já é bastante informação para você pensar e pesquisar! Continuaremos a explicar o processo de empreender em breve. Até a próxima!
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