Ícone do site AGRONEGÓCIO

Encontrando touros mais resistentes ao carrapato

Três touros Hereford
A genônica utilizada com o objetivo de criar linhagens de animais com essa característica
 
A genômica pode ser um caminho mais rápido para o melhoramento animal de características em que as ferramentas tradicionais não são eficazes, principalmente pela baixa herdabilidade, custo elevado e/ou demora para obtenção de informações, possibilitando ao setor produtivo formar rebanhos mais produtivos em menor tempo.
 
A seleção de bovinos mais resistentes ao carrapato, um ectoparasita responsável por grandes perdas na pecuária, especialmente na região Sul do País, é um exemplo de como a biologia molecular pode contribuir com o melhoramento genético dos animais. Por meio da genômica, a Embrapa está identificando reprodutores de raças taurinas mais resistentes ao carrapato, com o objetivo de criar linhagens de animais com essa característica.
Num primeiro trabalho, pesquisadores no Rio Grande do Sul analisaram mais de três mil animais das raças Hereford e Braford com o objetivo de identificar os indivíduos com fatores genéticos que os tornam menos suscetíveis ao carrapato.
 
Realizado pela Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com a associação de produtores Conexão Delta G e com a empresa GenSys, e com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford, o trabalho utilizou informações de milhares de marcadores moleculares para identificar animais mais resistentes ao ectoparasita.
 
A pesquisa possibilita também com uso de marcadores moleculares prever a transmissão de genes associados ao mecanismo de resistência que, a partir de uma equação, pode ser aplicada na seleção de animais das mesmas raças.

Essa tecnologia em breve estará disponível para os produtores. A Embrapa está estudando modelos de negócio para disponibilizar no mercado e será mais uma ferramenta que o pecuarista terá para melhorar seu rebanho. 

Vantagens da seleção genômica

A utilização da genômica para o melhoramento animal é voltada principalmente para características de importância econômica de mensuração cara e/ou tardia. De acordo com pesquisadores, as ferramentas tradicionais são eficazes para melhorar aspectos mais facilmente transmitidos pelos pais para seus descendentes.

Características como maior ganho de peso, precocidade e crescimento, entre outras, podem ser buscadas com informações disponíveis, como parentesco e avaliações de fenótipos, o que é observado no reprodutor.
 
As possibilidades de utilização de marcadores moleculares para o melhoramento são muito grandes, principalmente por ser uma tecnologia relativamente nova. Um dos pontos que estão sendo focados com a seleção genômica é desenvolver linhagens de animais mais produtivos. Ou seja, aumentar a eficiência alimentar dos animais, que vão precisar de menos comida e menos tempo no ciclo de produção.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul – Fernando Goss

Leia também:
 
Sair da versão mobile