Objetiva apresentar soluções tecnológicas validadas em campo para promover o aumento da produção, produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos da atividade cafeeira
Entre os dias 16 a 19 de setembro, o casal de empresários, cafeicultor Gianno Brito e a artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal realizarão o 14° Encontro Nacional do Café na Fazenda Vidigal, Município de Barra do Choça, BA. Pelo terceiro ano, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB participa do evento sistematizando a logística de apresentação dos trabalhos de pesquisa e organizando os resumos relacionados à cafeicultura. O objetivo da ação, realizada pelo Laboratório de Classificação e Degustação em Café da Uesb, é abrir espaço para a exposição de resumos científicos sobre o tema.
O evento tem por objetivo de apresentar soluções tecnológicas que foram validadas em campo para promover o aumento da produção, produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos da atividade cafeeira, fortalecendo o setor cafeeiro e promovendo desenvolvimento social e econômico da região. Durante os três dias do evento, os cafeicultores e demais interessados poderão acompanhar e participar de demonstrações tecnológicas de pesquisas desenvolvidas por empresas e instituições que participam do evento. Assim como assistir a exposições de tecnologias de grandes empresas ligada ao setor.
Por meio do uso da ciência e da arte, o evento busca dar destaque a cafeicultura, com a ideia de fomentar essa cadeia produtiva no Planalto da Conquista. A edição de 2023 contará com as maiores autoridades da cafeicultura brasileira, com a realização de palestras, apresentação de trabalhos, minicursos, exposições de máquinas, dinâmicas de campo, entre outras atividades como poder desfrutar de um ambiente agradável que promove uma grande interação social com mostra de arte de forma lúdica, levando o participante ao mundo da arte do café. A Fazenda Vidigal é uma fazenda que oferece o turismo rural de uma forma a valorizar a história do café. Os interessados em apresentar os trabalhos devem se inscrever até o dia 21 de agosto, seguindo as normas de submissão.
A programação acontecerá na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, das 8 às 18 horas e tem como público-alvo, acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários e pessoas ligadas ao agronegócio do café provenientes de várias regiões da Bahia, vários estados brasileiros e também do exterior. Para mais informações sobre o processo de seleção dos trabalhos, entre em contato com o Laboratório de Classificação e Degustação de Café, pelo e-mail labocaferesumos@gmail.com ou pelo telefone (77) 3425-9357.
Na edição passada foram mais de 2100 pessoas cadastradas na entrada da fazenda. além de poder desfrutar de um ambiente agradável que promove uma grande interação social com mostra de arte de forma lúdica, levando o participante ao mundo da arte do café. A Fazenda Vidigal é uma fazenda que oferece o turismo rural de uma forma a valorizar a história do café.
A Fazenda Vidigal mantém Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campos Experimentais de Variedades de Café da Embrapa, Epamig e Procafé para demonstração e coleta de dados científicos.
A propriedade possui excelente estrutura para receber os participantes durante o evento, mais de 38 estandes acarpetados com iluminação, sonorização e iluminação em todos os locais de apresentação das palestras. A fazenda conta também com dois auditórios de mais de 360 m2, um refeitório com capacidade para mais de 600 pessoas por dia, cafeteria, varandas, parquinho para crianças, recanto da paz, galeria de arte e esculturas expostas pela fazenda, etc.
O Encontro Nacional do Café a cada ano vem promovendo uma grande mudança na região, através de toda a tecnologia apresentada para os participantes e visitantes. A entrada é franca e os participantes não pagam taxa de inscrição.
Os interessados em participar poderão realizar a inscrição no local do evento. Para saber mais sobre as inscrições e os locais de realização acesse as páginas do FaceBook, Instagram da Fazenda Vidigal, e telefone (77) 99135-8684 e 99135-8676.