Ícone do site AGRONEGÓCIO

Energia solar – fake news atingem o setor

Homens instalando sistema de energia solar sobre o telhado de uma residência

Informações falsas têm sido propagadas, alimentando inseguranças acerca da tecnologia

A energia solar está em alta, devido aos debates sobre sustentabilidade e aos preços cada vez mais altos da energia elétrica. Aproveitando este cenário, diversas informações falsas têm sido propagadas, alimentando inseguranças acerca da tecnologia.

Então, vamos desmascarar estas fake news, com dados. 

1. Equipamentos são caros. Investimento não compensa. Os equipamentos de energia solar nunca estiveram tão acessíveis. No início, assim como com qualquer outra tecnologia, os preços realmente eram altos. Mas já alcançamos um patamar aceitável e a tendência é que a queda de preços continue (leia: “Tecnologia – Energia grátis por anos pelo preço de um Iphone”). Sobre o investimento: o sistema fotovoltaico reduz o valor da conta de luz em até 95%. O retorno do valor investido ocorre em até 4 anos para sistemas residenciais. E os equipamentos têm vida útil muito superior a isso. 

2. Não funciona em dias frios e nublados. Os módulos geram energia com eficiência unicamente com a luz solar, não importando se está frio ou quente. Independe da temperatura. Se está 2°C, mas o sol está aparecendo, sua bateria está sendo carregada normalmente. Em dias nublados, o sistema gera menos energia, porém a bateria continua sendo alimentada.

3. Manutenção frequente e cara. Os equipamentos têm estruturas muito simples e não exigem manutenções frequentes. As placas são resistentes e ficam instaladas em uma posição fixa. Acúmulo de sujeira é um dos únicos problemas comuns e pode ser resolvido até mesmo com a ação da chuva. É prudente, pelo menos duas vezes por ano, lavar o equipamento. 

4. Não posso utilizar a energia produzida em um local em outro espaço. Sim, você pode! “Autoconsumo remoto”: é quando o comprador gera energia em uma unidade e utiliza o excedente para compensar outras contas, da mesma titularidade e dentro da área de concessão da distribuidora. Desta forma, é possível gerar energia, por exemplo, em uma fazenda e, o que sobrar, pode ser compensado na conta de casa. Para empresas, há ainda a possibilidade de gerar energia em uma sede e compensar nas filiais.

Então, vale a pena, sim, você pensar em adquirir um sistema de energia solar. Pesquise e faça as contas! Você pode descobrir que este “custo” na realidade trará maior lucro!

Leia também:

Sair da versão mobile