MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Estação de monta – uniformidade do rebanho gerando maior rentabilidade

Touro senepol no meio da vacada a pasto na estação de monta

A adoção da estação de monta traz uniformidade de idade e de peso ao rebanho, facilita o controle zootécnico e sanitário, otimiza a utilização de pastagens, dentre outras vantagens para o criador

Os nascimentos de bezerros durante todo o ano prejudica a uniformidade de idade e de peso no rebanho, dificultando o controle zootécnico e sanitário, o que impacta negativamente no desenvolvimento dos animais e possibilita maior incidência de doenças e menor disponibilidade de pastagens para as matrizes, durante o período de lactação. A estação de monta surge justamente para resolver este problema, tornando o rebanho mais homogêneo e otimizando os tratos dos animais.

VANTAGENS

  1. Coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de pastagem, o que proporciona condições adequadas para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e reprodutores, resultando em maiores índices de prenhez, devido à alta viabilidade embrionária.
  2. Permite que as vacas comecem a parição na época mais propícia do ano (agosto a outubro), quando é baixa a incidência de doenças nos bezerros, como a pneumonia e parasitos (carrapatos, bernes, moscas e vermes).
  3. A concentração de parições, além de facilitar as atividades rotineiras do manejo reprodutivo, propicia também a adoção de outras práticas como: a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes.
  4. O descarte de vacas vazias (identificadas durante o diagnóstico de gestação de abril a maio) ocorre antes do início da seca, além de liberar o pasto para as fêmeas prenhes, possibilita a seleção de matrizes para melhor eficiência reprodutiva.
  5. Facilita a identificação das fêmeas com baixa produção (bezerros leves a desmama) e permite identificar animais improdutivos e descartá-los.
  6. Resulta em lotes uniformes de bezerros com a concentração dos nascimentos na época mais adequada do ano.
Vacada nelore com touro também nelore no pasto em estação de monta
Vacada nelore com touro também nelore no pasto em estação de monta
    1. Permite a adoção com eficiência, de diferentes práticas de manejo, tais como, a desmama precoce, a suplementação, os esquemas de vacinação e vermifugação, que visam à redução da mortalidade e ao aumento do peso à desmama, reduzindo substancialmente os custos de produção.
    2. A desmama dos bezerros aos 6/7 meses de idade, efetuada de fevereiro a abril, elimina o estresse da amamentação durante a seca.
    3. Um período longo de descanso do reprodutor garante uma plena recuperação do touro, proporcionando menos desgaste e melhores condições para a manutenção da atividade reprodutiva.
    4. Os machos inférteis e com baixa fertilidade, podem ser identificados e substituídos, por meio de exames andrológicos completos, nos meses que antecedem a estação de monta.
    5. O custo de implantação da estação de monta em uma propriedade é zero.
    6. É uma prática de fácil adoção.

    DESVANTAGENS

    A única desvantagem deste sistema consiste na desmama dos bezerros no início do período seco. Esta desvantagem pode ser corrigida com uma suplementação a base de sal proteinado durante este período.

    IMPLANTAÇÃO

    Especialistas apontam que para o manejo dos touros na vacada durante todo o ano, o processo deve se iniciar com uma estação de monta de seis meses (outubro a março). A redução deste período deve ser gradativa. Já no segundo ano, a estação pode durar em torno de quatro meses (novembro a fevereiro) e, depois disso, cair para três meses (novembro/dezembro a janeiro/fevereiro).

    Os produtores devem estar atentos para as condições nutricionais das matrizes. Para solucionar este problema o manejo ideal das pastagens e minerais deve ser observado.

    Problemas de fertilidade e de saúde dos touros e das matrizes, assim como a subnutrição, devem ser prevenidos para a implantação da estação de monta.

    O peso mínimo recomendado para as novilhas na primeira monta deve estar em torno de 300 Kg, para não prejudicar seu desenvolvimento.

    Vacada nelore no pasto
    Vacada nelore no pasto

    Como o intervalo parto-concepção é maior em novilhas de primeira cria, recomenda-se que o início e o término da estação de monta para novilhas sejam antecipados em pelo menos 30 dias, em relação ao das vacas, possibilitando um maior período de descanso para a estação de monta seguinte aumentando as chances de repetição da prenhez.

    É importante manter boas condições nutricionais com energia e proteína para as vacas, no período entre 60 dias antes do parto (necessário para a formação do feto) e de 90 dias pós parto (fase principal para o desenvolvimento do bezerro), para que as vacas do rebanho obtenham bons índices de fertilidade.

    Fonte: Nutroeste Nutrição Animal – texto de Waldson Costa (Médico Veterinário)

    Leia também: