Você já sabe o que pretende produzir? Tem ideia de como produzir? O que considerar de acordo com a região em que você pretende produzir?
Essas são questões que não podem ser negligenciadas ao se pensar em começar um negócio de cultivo protegido.
A qualidade e a consequente rentabilidade do plantio em estufas são grandes atrativos para empreendedores. Mas fique sabendo que este tipo de atividade requer conhecimentos básicos, para alcançar produtividade significativa e qualidade adequada dos produtos às demandas do mercado atual.
Adequação ao produto
A estrutura – estufa – deve estar alinhada às necessidades do que será produzido.
Fatores que devem ser considerados ao se pensar em estrutura:
- iluminação,
- ventilação,
- quantidade de insumos,
- entre outros.
Depois das três perguntas feitas no início dessa matéria, devemos nos perguntar: Tenho mercado para isso?
A resposta foi sim? Então, vamos aos próximos passos.
Analise o terreno escolhido e a disponibilidade de água local, a acessibilidade ao local, determine as dimensões para a instalação da estufa e o espaço necessário para eventuais expansões…
ATENÇÃO! Não se esqueça de identificar a cadastrar fornecedores de insumos (locais de preferência). Criar uma relação de parceria com seus fornecedores é fundamental.
Depois disso tudo, tente desenhar a logística interna – onde os insumos serão armazenados, onde a produção será escoada, onde está a fonte de água, onde está o ponto de luz, o sistema de circulação, o sistema de irrigação…
O planejamento deve ter por objetivo construir uma estufa com tudo que os cultivos precisam para que cresçam saudáveis, protegido de doenças, pragas e intempéries e garantam um produto de qualidade e segurança.
Qualquer empreendimento deve estar baseado em um planejamento consistente. Metas, prazos, mão-de-obra, logística, validades, armazenamento, precificação, vendas, pós-vendas… São tantos fatores… Fique atento a todos estes pontos. Procure ajuda. Converse com produtores locais. Com produtores em estufa. Cerque-se de bons profissionais. Procure orientação com um profissional técnico no assunto. Capacite-se!
Leia também:
Pesquisa desenvolve modelos para produção de hortaliças em fazendas verticais