Evento virtual será palco para experiências exitosas de territórios que produzem alimentos diferenciados para a gastronomia e fortalecimento do turismo
Um evento inédito no país já está com inscrições gratuitas abertas na internet. É o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, marcado para o período de 3 a 5 de novembro. A ideia é reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina, além de pesquisadores e lideranças brasileiras do setor. As vagas para as inscrições online são limitadas e serão expedidos certificados de participação pelas instituições realizadoras.
Temas importantes serão apresentados por personalidades internacionais e nacionais, tais como “Valorização de produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais em Portugal”, “Selos Distintivos: dilemas e perspectivas para valorização de produtos alimentares diferenciados”, “A perspectiva territorial para valorização de produtos agroalimentares”, “Aspectos do movimento Slow Food no Brasil e no mundo”, “Pampa: berço da trufa brasileira”, “Cerrado: do mato ao prato”, “Sabores da Caatinga”, “Produtos agroalimentares da Amazônia” e “Potencial gastronômico do Pantanal”.
Painéis ainda abordarão temas como “Selos distintivos para valorização de territórios: o caso das IG farinha de Copioba e da IG Costa do dendê na Bahia”, “Selo Arte: desafios e oportunidades”, dentre outros.
O bioma marinho concentrará um painel específico, trazendo para os participantes o caso do Festival do Ouriço do Mar, em Portugal, “Cultivo de algas e potencial de usos”, “Aquicultura: oportunidades e desafios” e detalhes do Projeto A.mar Pesca Artesanal.
O evento é uma realização da Embrapa Alimentos e Territórios e do Sebrae Alagoas, com apoio institucional da Fundação Agropolis (França), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Centro de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – CIRAD (França), da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Movimento Slow Food e de outras instituições nacionais.
Para fazer inscrição gratuita, clique no LINK.
Leia também: