MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventos

Evento orienta produtores sobre o mercado de IGs

Logo do 6º Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

Considerado o maior evento sobre Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas do Brasil, o “Origens Brasileiras”, está na sexta edição e acontece nos dias 28 e 29 de novembro, Espaço Villa Lobos, à Avenida Gonçalo Madeira, 209, Jaguaré, São Paulo, SP, com inscrições gratuitas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir, apresentar inovações no setor e compartilhar boas práticas de gestão e está voltado para produtores, empresas, instituições, especialistas e demais interessados.

Um dos destaques do evento será o lançamento da Plataforma Origem Controlada de Cafés, que reúne a participação de representantes das 15 regiões produtoras reconhecidas com IGs, garantindo qualidade e transparência ao consumidor. A ferramenta vai revolucionar o mercado das IGs de café com todos os dados dados e informações sobre a produção. Nos próximos anos, vão ser lançadas plataformas semelhantes para IGs de mel e queijo.

Chamada para o 6º Origens Brasileiras

O Brasil possui 130 IGs registradas que incluem produtos e serviços reconhecidos tanto pela Indicação de Procedência (IP) quanto pela Denominação de Origem (DO). O objetivo do encontro é abordar conteúdos técnicos e boas práticas de gestão, além de destacar a importância de tais ativos no mercado atual, fortalecendo o papel das IGs e das marcas coletivas no desenvolvimento regional e nas políticas públicas.

Durante os dois dias, o público também poderá participar de degustações guiadas por especialistas e saborear cafés, queijos, mel, cachaça, vinhos e espumantes. Além disso, haverá espaço para participação em oficinas para tratar de temas atuais, como estratégias para vendas digitais, design e extensão tecnológica, turismo de experiência, combate à usurpação de IGs e marcas coletivas, entre outros.

O Origens – Sebrae apoia o processo de reconhecimento, na forma do registro de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de territórios que sejam conhecidos e admirados pela qualidade de determinado produto ou serviço. O selo é importante para os pequenos negócios porque se torna um diferencial competitivo, levando mais oportunidades também para a região.

Leia também: