Maior feira agropecuária de Mato Grosso, conta com shows, feira de expositores, parque de diversões, competições hípicas, palestras e oficinas técnicas
O Sindicato Rural de Cuiabá está planejando inovações que serão implementadas nesta nova edição. Este ano, a 56ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Cuiabá – Expoagro pretende ir além das fronteiras regionais e nacionais, transformando-se em um grande Hub de Integração da América do Sul. O evento consolida importância para a capital cuiabana e caminha para a 56ª edição, uma tradição da capital do estado, evoluindo e melhorando as atrações e tudo mais que acontece na grande festa. A intenção é levar as coisas boas do campo para a população urbana e ao mesmo tempo, capacitar e gerar bons negócios no setor rural.
A organização antecipou algumas das novidades que estão sendo preparadas, como a 1ª edição da ExpoKids, um espaço dedicado ao público infantil com atividades e atrações rurais. Além disso, o novo layout da infraestrutura promete uma experiência ainda mais imersiva para os visitantes, com a mudança na arena de shows e rodeios. O grande desafio é internacionalizar a Expoagro, inovar e trazer o que há de melhor no setor agro de Mato Grosso para o mundo.
Para isso, destaca-se a importância da integração entre o setor acadêmico e o agronegócio. Nesta edição projeta-se estar integrados 100% com a UFMT e também com o Fórum das Universidades do Estado de Mato Grosso. É um ano muito importante também pois será inaugurado o Parque Tecnológico de Várzea Grande, tudo isso conectando-se com o que acontece no setor agro.
A CORDEMATO, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) com vasta experiência em projetos culturais, terá uma participação fundamental na gestão das ações. A organização destaca importância em ter uma gestão transparente do trabalho realizado, e consequentemente contribuir para o cumprimento dos objetivos propostos de internacionalização do evento. Mais que um evento cultural e de negócios, a Expoagro é uma vitrine de toda a cadeia produtiva de Mato Grosso para o mundo.
As estratégias de comunicação também não estão fora dos planos da Expoagro. Na edição anterior foram quase 2 milhões de telespectadores, com mais de 27 milhões impactos publicitários entre todas as mídias. Outra ação estratégica de comunicação que trouxe muito resultado ao evento, foi a realização do Road-Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro. A organização enfatiza que o setor deve continuar trabalhando para vencer o desafio de “falar para fora da porteira” e o Road-show é uma ótima estratégia para o fortalecimento da comunicação agro. A intenção é tirar os jornalistas das redações e fazê-los conhecer in loco como funciona de fato o agronegócio no estado. São profissionais de imprensa dos principais veículos especializados em agronegócios, de várias regiões do país, que vem à Mato Grosso e têm a oportunidade de produzir excelentes conteúdos pautados pela realidade do setor.
A próxima edição da Expoagro pretende também diminuir os custos para aqueles que frequentam o evento anual para acompanhar as atrações musicais. De acordo com o o organizador, o Sindicato Rural de Mato Grosso, nesse ano pretende-se proporcionar pelo menos 10 dias de evento e entrada gratuita. Com a promessa de oferecer uma experiência única e enriquecedora para expositores e visitantes, a Expoagro 2024 acontece de 11 a 21 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, e deve se consolidar como um evento de referência no cenário agropecuário sul-americano, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da região e abrindo novos horizontes para o futuro do agronegócio.