Uma das maiores feiras do agronegócio internacional, focada em tecnologia e negócios, a feira celebrará a marca história de 25 edições
Falta pouco para a Expodireto Cotrijal 2025 em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul (RS). O evento receberá os visitantes de 10 a 14 de março de 2025. Considerado um dos maiores do agronegócio internacional, é o palco de debates importantes para o desenvolvimento do setor como um todo e vitrine para a inovação no campo. Para a edição deste ano, a feira promete ser ainda mais especial, com a celebração de suas 25 edições. Foram 24 anos de desafios, de crescimento, de inovação, de tecnologia e a 25ª edição da Expodireto Cotrijal com certeza será a melhor e maior de todas elas. O parque de exposições foi preparado com muito carinho pela organização, na infraestrutura, na ampliação do estacionamento, na arborização e em outras tantas frentes, para receber os expositores e visitantes para que venham buscar o que há de mais alta tecnologia e inovação no agro.
A Expodireto Cotrijal de 2025 já tem mais de 400 expositores confirmados. A gestão operacional do evento terá o reforço da nova plataforma “OpenStaff”, um sistema que otimiza o credenciamento das empresas expositoras, montadoras e demais equipes envolvidas nas etapas de montagem e desmontagem da feira.
A oportunidade de conhecer diferentes setores voltados ao desenvolvimento do agronegócio segue sendo destaque da feira. Quem vem para o evento tem contato com altas tecnologias trazidas por empresas expositoras e pode participar de diferentes momentos de troca de conhecimentos e debates importantes, como na Arena Agrodigital, focada no olhar para o futuro do segmento. Além disso, a programação da feira contempla grandes eventos voltados aos principais temas do agronegócio e a discussão de pautas junto aos governos estadual, federal e entidades, bem como, os tradicionais momentos que congregam os jovens e mulheres com atuação no agro e no cooperativismo.
Destacam-se ainda espaços voltados à exposição de máquinas e equipamentos, área de produção animal, área de produção vegetal, o tradicional pavilhão de produtos da agricultura familiar e o pavilhão internacional, que é a casa das delegações estrangeiras que visitam o evento. O número de delegações internacionais que estarão presentes na 25ª edição deve superar o da edição anterior.
Diante o crescimento e desenvolvimento do setor, além da necessidade de cada vez mais produzir alimento sustentável, a Expodireto será novamente um espaço para que todos os produtores e pessoas ligadas ao agro possam participar da feira e adquirir novos conhecimentos e experiências para aplicar na sua propriedade e desenvolver os seus negócios.
A Embrapa participa da feira trazendo informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor rural, até palestras com foco específico, passando por demonstração estática e dinâmica de produtos e serviços. Tudo está disponível para ser conhecido, avaliado e adotado. A ampla programação encurta caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o produtor rural. A presença de instituições financeiras possibilita o acesso dos produtores rurais a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas. Dessa forma, em um mesmo espaço, o produtor rural tem condições de conhecer, avaliar e adotar avanços que o auxiliem no aumento da produtividade, na solução de problemas específicos e na viabilização da atividade.
O parque onde acontece a feira conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. E a entrada é gratuita. Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de vários países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
Em sua última edição, a Expodireto atingiu patamares históricos, chegando a R$ 7,9 bilhões em negócios e público visitante de 377 mil pessoas. No total, foram 577 expositores e presença de mais de 70 países.