Ícone do site AGRONEGÓCIO

Expointer encerrou com avaliação positiva

Globos da Expointer refletindo no lago do Parque de Esposições Assis Brasil - Esteio/RS
Os organizadores prometem formato híbrido para 2021
A Expointer Digital 2020 encerra suas atividades contabilizando 187 mil visualizações em seu site oficial, desde o início da feira até às 15h deste domingo. A plataforma de negócios Expointer Digital Máquinas Agrícolas, organizada pelo o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), contabiliza, desde 29 de agosto, mais 70 mil acessos, de 38 países e de todo o Brasil.

“É uma certeza que vamos manter este formato híbrido para o ano que vem” segundo declaração do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho. As entidades promotoras da Expointer tiveram um momento de superação para que esta edição acontecesse. O titular da pasta afirma que ocorrerá uma “Expointer em dobro” no próximo ano, com a volta do público ao parque e a consolidação do formato digital.
 

É de se destacar o sucesso do drive-thru da Agricultura Familiar. Foi uma ideia que surpreendeu  organização. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), cerca de 2,1 mil carros passaram pelo drive-thru durante os nove dias. As 55 agroindústrias que expuseram seus produtos conseguiram vendas que somaram R$ 400 mil, informou a entidade, também em nota.

Comemorando os resultados

O site da Expointer se tornou a plataforma de transmissão dos eventos realizados na feira, saindo dos limites de Esteio. Os quatro canais exibiram mais de 300 horas de conteúdo audiovisual, com transmissão ao vivo de 47 eventos, entre julgamentos, provas, seminários e lançamentos. As provas e julgamentos tiveram 35 transmissões, que cobriram todas as suas etapas. Na agenda cultural, uma tradição da Expointer, foram 60 apresentações de artistas gaúchos.

O Parque de Exposições Assis Brasil não observou, em 2020, o grande movimento de pessoas pelas suas ruas, como costuma ser em cada edição da Expointer: as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 não permitiram a entrada do público para as atividades dentro do parque. Ainda assim, um público fiel à feira conseguiu vivenciar, mesmo que remotamente, o clima da Expointer.

Os campeões crioulos no aniversário de 50 anos do Parque Assis Brasil

Mais de 230 animais desfilaram durante três dias pela pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), para chegarem na tarde deste domingo, 04 de outubro, na final Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), durante a Expointer Digital 2020. Com público restrito aos participantes devido ao protocolo sanitário realizado pelo enfrentamento ao Coronavírus, foram definidos os vencedores do ciclo na avaliação dos jurados Rodrigo Py nos machos e Felipe Maciel nas fêmeas.

O grande campeão dos machos foi o cavalo Bueno de Quaraci, da expositora e criadora Rosalie Tavares Negrini Jones, da Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS), que também levou o título de melhor Potranco Menor. A cabanha também venceu o Freio de Ouro 2020 nas fêmeas com a égua Balisa III do Itapororó.
Nas fêmeas, a vitória ficou com a égua Basca Constância, da expositora e criadora  Mariana Franco Tellechea, da Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS) que levou também o título de melhor exemplar da raça.
O presidente da ABCCC, Francisco Fleck, afirmou que este foi um ciclo de sucesso devido ao ano em que se está vivendo. Afirmou que a entidade conseguiu ser muito ágil no início da pandemia em criar e cumprir um protocolo sanitário, obtendo a autorização das autoridades para que o trabalho fosse realizado.
Fleck salientou que a Nacional da Morfologia este ano contou com um número recorde de 247 animais, o maior de toda a história desta feira. Disse que isto foi possível devido à separação das provas do Freio de Ouro e da Morfologia em finais de semana alternados.

Confira o resultado:

FÊMEAS

Grande Campeã
BASCA CONSTÂNCIA
CRIADOR: Mariana Franco Tellechea e Filhos
EXPOSITOR: Mariana Franco Tellechea e Filhos
ESTABELECIMENTO: Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)
Reservada Grande Campeã
AS MALKE GUERRA
CRIADOR: José Schutz Schwanck
EXPOSITOR: José Schutz Schwanck
ESTABELECIMENTO: Cabanha Malke, Uruguaiana (RS)
Terceira Melhor Fêmea
JABOTICABA DA GAP SÃO PEDRO
CRIADOR:Eduardo Macedo Linhares
EXPOSITOR: Eduardo Macedo Linhares
ESTABELECIMENTO: Estância Gap São Pedro, Uruguaiana (RS)
Quarta Melhor Fêmea
ÍNDIA II DO PURUNÃ
CRIADOR:  Mariano Lemanski
EXPOSITOR: Luiz Kendy Maeda e Luiz Carlos Maeda
ESTABELECIMENTO: Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul, (PR)
MACHOS
Grande Campeão
BUENO DE QUARACI
CRIADOR: Rosalie Tavares Negrini Jones
EXPOSITOR: Rosalie Tavares Negrini Jones
ESTABELECIMENTO: Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS)
Reservado Grande Campeão
JACINTO CALA BASSA-TE
CRIADOR: Marcelo Rezende Móglia
EXPOSITOR: Marcelo Rezende Móglia
ESTABELECIMENTO: Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)
Terceiro Melhor Macho
DITO E FEITO CALA BASSA
CRIADOR:Marcelo Rezende Móglia
EXPOSITOR:Marcelo Rezende Móglia
ESTABELECIMENTO:Cabanha Cala Bassa, Aceguá (RS)
Quarto Melhor Macho
JAGUAR DA GAP SÃO PEDRO
CRIADOR: Eduardo Macedo Linhares
EXPOSITOR:Eduardo Macedo Linhares
ESTABELECIMENTO:Estância Gap São Pedro, Uruguaiana (RS)
O conteúdo de toda a transmissão ficará disponível em www.expointer.rs.gov.br para que o público possa rever quando quiser. Além disso, o secretário Covatti Filho iniciará tratativas para que os contatos das agroindústrias familiares fiquem permanentemente no site, facilitando a interação entre o público e produtores, estimulando mais vendas ao longo do ano.

Quem faz a Expointer

A Expointer é realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Prefeitura Municipal de Esteio, Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers).

 
Parabéns gauchada! Sucesso total!
Leia também:
Sair da versão mobile