A vacinação faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa que ao todo, o Mapa pretende imunizar aproximadamente 170 milhões de animais
Os produtores devem vacinar seu rebanho. Fique atento ao calendário. Nessa primeira etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, na maioria dos estados brasileiros.
Vale lembrar:
- Santa Catarina é livre sem vacinação.
- Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e Mato Grosso tiveram parecer favorável do Comitê Técnico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a expectativa é de que a decisão seja ratificada em maio na Assembleia Geral da OIE.
Cuidados especiais
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação (na fazenda). As agulhas devem ser novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço do animal.
Comunicar a vacinação
O produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado que seus animais foram vacinados. A declaração pode ser feita online ou presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
Calendário Nacional de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa no Brasil – 2021.