Ícone do site AGRONEGÓCIO

Febre Aftosa – Produtor rural de São Paulo tem até o dia 31 de maio para vacinar

Pistola de vacinação apoiada no moirão com gado ao fundo

Falta uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo

Menos da metade das propriedades rurais cadastradas no sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, comprovou a vacinação de bovídeos (bovinos e bubalinos).

Apenas 42,45% das 120.571 propriedades cadastradas com bovídeos informaram ter vacinado os seus animais, enquanto que 53,60 % do total do rebanho paulista formado por 10.554.742 bovídeos constam como vacinados.

A campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 31 de maio e o produtor tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação, de preferência, por meio eletrônico através do Gedave, em www.gedave.sp.gov.br. Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração, no endereço https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=338, preencher e encaminhá-la por e-mail.

Na hora da declaração lembre-se que devem ser declarados todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

A orientação da Defesa Agropecuária é o produtor estar atento às datas. Deixar de vacinar sujeita o produtor a multas de 5 Ufesps (145,45 reais) por cabeça não vacinada e deixar de comunicar a vacinação, 3 Ufesps (87,27 reais) por cabeça não declarada. O valor de cada Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 29,09 reais.

Leia também:

Rio Grande do Sul será certificado como zona livre de aftosa sem vacinação

Febre Aftosa – Campanha de vacinação começa em 1º de maio

Brucelose – Fique atento para a vacinação contra brucelose

Sair da versão mobile