É nas baias, pista, pavilhões e tatersais que a feira exibe o que há de melhor no agronegócio do estado, o alto padrão da genética animal e tecnologia
A maior feira de agronegócio do norte-nordeste e uma das maiores do Brasil, a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) está de volta, após quatro anos suspensa. A 33ª edição acontecerá entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, à Av. Luís Viana Filho, 1590, Itapuã, Salvador, BA, prometendo consolidar-se mais uma vez como uma das principais vitrines do setor agropecuário baiano. A última edição da Fenagro ocorreu em 2019, com mais de R$ 100 milhões em negócios. A expectativa para este ano é receber um público superior a 100 mil pessoas.
Serão oferecidos novos conteúdos e uma estrutura ampliada, de modo a proporcionar uma experiência única tanto para expositores quanto para o público, consolidando a feira como a grande vitrine do agronegócio baiano. O evento ocupa o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador desde a estreia, em 1988. De lá para cá, foram muitas evoluções – do número e de espécies e raças de animais expostos, a participação popular cada vez maior, até a consolidação da feira no calendário festivo do estado.
A feira é uma vitrine para o agronegócio baiano, que tem um papel fundamental na geração de emprego e renda. O Governo do Estado, através da Seagri, está comprometido com a realização do evento, que sem dúvidas, será lembrada como a maior e melhor edição de todos os tempos. A Fenagro 2024 representa uma oportunidade para fortalecer o agronegócio na Bahia, promovendo a integração entre diferentes setores e fomentando o desenvolvimento econômico e social do estado. A feira busca reunir produtores, expositores e visitantes de diversas regiões, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a realização de negócios que contribuem para o crescimento do setor.
Para garantir o sucesso do evento que volta com força total, foi criado um grupo de trabalho com a representação de diversas secretarias e entidades ligadas ao setor da agropecuária, para definir estratégias, alocar recursos e organizar todas as etapas do evento, que promete oferecer uma programação rica e diversificada, com atrações para todos os gostos. Entre os principais destaques da feira estão as exposições de animais e máquinas agrícolas, que são sempre um grande atrativo para o público. Além disso, haverá uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento e a capacitação dos profissionais do setor, como rodadas de negócios, leilões, cursos, seminários e palestras com especialistas.
Equinos, bovinos, ovinos, caprinos, produtos orgânicos e toda a cadeia do agronegócio saem das fazendas para integrar a Fenagro. É o grande momento em que a capital recebe as riquezas do interior, reunindo oportunidades de negócios, entretenimento para toda a família e projetos sociais, educacionais e de capacitação rural.
A estrutura também conta com um pavilhão institucional, onde o público e investidores encontrarão diversas instituições como bancos, universidades, secretarias de governo e outros órgãos ligados ao setor agropecuário, mostrando projetos, programas, tecnologias e outras ações ligadas ao segmento. O espaço conta com uma área de convivência com auditórios, sala de reunião disponível para encontros e rodadas de negócios entre os parceiros e o público interessado em geral.
Para completar a experiência, a feira contará com atrações musicais e culturais, garantindo entretenimento para toda a família, sendo uma excelente oportunidade para que produtores rurais, empresários e investidores possam se conectar, gerar novos negócios e conhecer as inovações e tendências do mercado agropecuário.
O setor agro baiano espera ganhar ainda mais relevância dentro da capital baiana, fortalecendo o seu papel de destaque no calendário de eventos agropecuários da Bahia. A exposição é de grande importância para o setor porque estimula novos negócios, trazendo produtores rurais de todo o interior do estado para a capital, representando o fechamento das grandes exposições que acontecem na Bahia. Após o período de pausa, a expectativa é de que o evento atenda ao padrão elevado do evento e do agronegócio baiano. A edição 2024 marca esse retorno após o hiato motivado pela pandemia. A feira retorna com novos conteúdos e uma estrutura ampliada e com a expectativa de um público estimado em 200 mil pessoas, ao longo dos 11 dias do evento.