Ícone do site AGRONEGÓCIO

Ferrugem – Desafio a ser vencido. Quer saber como?

Cientista examinando com lupa uma folha afetada pela ferrugem asiática

A ferrugem é um problema que pode ser preventivamente combatido se você seguir algumas orientações técnicas

PRIMEIRO PASSO. Respeite as características dos mecanismos de ação dos fungicidas. Para potencializar o uso destes produtos, você deve ir atrás das informações técnicas e científicas de cada insumo. Estas informações podem estar contidas nas embalagens, mas você pode se informar com o vendedor e, o mais aconselhável, fazer uma pesquisa na internet, no site do fabricante ou outros sites confiáveis. Melhor ainda, consulte um Engenheiro Agrônomo.
PREVENÇÃO. O manejo bem feito passa pela utilização de produtos específicos: os fungicidas. A aplicação deve ser feita antes do fechamento das entrelinhas (perto de 45 dias) ou até mesmo antes, dependendo do ciclo do material utilizado.
COMBINAÇÃO DE PRODUTOS. Associados ao uso dos fungicidas devem ser utilizados produtos que alarguem o espectro de atuação. De preferência, produtos com uma combinação muito potente de triazóis.

INTERVALOS DE APLICAÇÃO. Em geral, 14 dias entre as aplicações. Não deixe este prazo ser ultrapassado. Verifique de forma definitiva, de acordo com os produtos escolhidos. 
EMERGÊNCIA. Se você já enfrentou a ferrugem desde o início da safra, sabe do que se trata. A chamada “aplicação zero” de fungicidas deve ser feita aproximadamente 25 dias após a emergência. Fungicidas à base de triazol, além de entregar controle sobre a ferrugem, também são eficientes no combate ao oídio, doença muito comum no sul do Brasil, principalmente no início do ciclo da soja.

Lembre-se: usar defensivos agrícolas, mesmo os de baixa toxidade, requer cuidados e orientação técnica. Por isso, sempre consulte um Engenheiro Agrônomo.

É isso. Seguindo estes conselhos, você estará dando passos importantes para vencer a ferrugem!

Leia também:

Sair da versão mobile