Reprodutoras que recebem cuidados especiais melhoram em produtividade
A grande preocupação dos produtores avícolas (assim como os demais) é obter uma boa produção. O primeiro passo para tal é ter aves muito bem recriadas. As matrizes devem ter reserva de gordura satisfatória e uniformidade alta, acima de 85 por cento. Os machos também devem apresentar boas características fenotípicas, já que seu DNA estará presente nos ovos.
Investimento não é custo!
Assim, é recomendável investir em ninhos, comedouros e bebedouros. Uma granja climatizada garante a temperatura e a sensação térmica que as aves precisam para melhorar a produtividade dos ovos.
Atualmente, temos equipamentos que gerenciam automaticamente a quantidade de componentes no ambiente, como CO2 e amônia, e que regulam temperatura e umidade. Com a leitura de sondas, o sistema aciona a placa evaporativa e o exaustor para oferecer conforto térmico às galinhas.
Algumas dicas para a estrutura
- o matrizeiro deve estar pronto, montado e dimensionado, respeitando a quantidade recomendada de aves por ninho e por bico de niple;
- as aves devem ter acesso à água, com pressão e na altura desejadas;
- respeitar o espaçamento de 15 cm entre as calhas de comedouros das fêmeas;
- respeitar o limite de oito machos por prato.
Outra questão que interfere diretamente na produtividade é a mão de obra especializada e dedicada ao processo de produção. A motivação dos colaboradores é essencial para a boa execução das atividades, começando pelos cuidados durante a coleta dos ovos.
O manejo das matrizes requer técnicas diferenciadas que devem ser seguidas à risca. Lembramos que:
- o requerimento nutricional de uma ave reprodutora, seja fêmea ou macho, é diferente em relação ao frango de corte;
- o ganho de peso e o balanço alimentar das matrizes devem ser controlados diariamente;
- a porção energética, a porção de proteína e a combinação dos micronutrientes são direcionadas para que as aves tenham um bom equilíbrio entre massa muscular, formação de reserva e desenvolvimento do aparelho reprodutor.
O conjunto destas técnicas garante que o produtor tenha em mãos uma ave altamente eficiente do ponto de vista reprodutivo.