São plantas sempre verdes, produzem flores penduradas tão bonitas que, em inglês, são chamadas de “chuva roxa”
Seu nome científico foi dado por Carl von Linneo (1707-1778) homenageando Robert James Petre, 8° Barão Petre (1713 – 1742) renomado botânico inglês, que no século XVIII, tornou-se famoso pela sua maravilhosa coleção de plantas exóticas.
A viuvinha é sensível a podas, mas tolerante a geadas e a mudanças bruscas de temperatura. A floração é muito visitada por abelhas e borboletas. Não deve ser confundida com a Petrea volubilis que se diferencia pelas folhas menores, as bordas lisas e os racimos florais mais compactos.
VIUVINHA (Petrea subserrata)
Outros nomes – flor de são miguel, touca de viúva, capela de viúva, petréia
Características – trepadeira perene, semi-lenhosa, de 3 a 5 m de altura, com ramos reclinados, muito florífera. Folhas coriáceas, ásperas, de margens irregulares, decíduas no inverno. As flores se formam em inflorescências grandes como cachos, de coloração azul-arroxeada, pequenas e delicadas, de formato estrelado. Ocorre também uma variedade de flores brancas.
Ocorrência – nativa do Brasil
Propagação – sementes e estacas
Função – excelente para recobrir pérgolas, pórticos, grades, muros e caramanchões
Floração – final do inverno e início da primavera
Cuidados – cultivada a pleno sol em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Necessita de tutoramento para sua formação. Tolerante ao frio.
Leia outros artigos do BlogFlora RuraltecTV clicando no LINK.