Vários fatores interferem no bem estar animal e a qualidade da superfície onde as aves ficam acomodadas é um deles. A cama deve ser confortável, além de atuar como uma esponja de excretas
Ciente disto, o produtor deve utilizar critérios rigorosos, a começar pela escolha do material que compõe a cama.
Segundo especialistas, o aviário precisa de pelo menos 10 cm de cama. Mas quanto mais espessa, melhor. A recomendação fica em torno de 15 cm.
Qualidade da forração
O ideal é o substrato que compõe a cama passe por um processo térmico ainda no fornecedor para ser esterilizado e diminuir ao máximo os índices de umidade e eliminando qualquer patógeno que possa trazer alguma doença ou desafio zootécnico.
Vários materiais apresentam resultados positivos desde que os procedimentos para manter sua qualidade sejam executados. Os substratos mais utilizados são:
PALHA DE ARROZ – Os produtores podem ter acesso este material diretamente com beneficiadoras que vendem a palha após a retirada do grão, mas o ideal é procurar empresas especializadas no seu tratamento após o beneficiamento. A vantagem deste material é que ele mantém uma boa umidade durante o ciclo de produção. A desvantagem é que suja um pouco os comedouros e as tacinhas dos bebedouros na fase inicial.
PALHA DE CAFÉ – O manejo da palha de café antes de chegar ao galpão é muito importante, e o procedimento de secagem do café deve ser feito atingindo a temperatura adequada para eliminar todos os possíveis patógenos e a umidade da cama. Além disso, os produtores devem fazer a fermentação da cama com lona antes do alojamento.
CASCA DE AMENDOIM – Deve passar por um tratamento térmico durante a retirada da semente. É preciso investir em uma camada um pouco maior desse substrato quando utilizado pela primeira vez no aviário, pois, com o tempo, o volume vai diminuindo. Também é uma palha muito elogiada em relação à baixa umidade.
MARAVALHA – Esta opção deve passar por um tratamento térmico e ser submetida a altíssimas temperaturas antes de chegar à granja. Assegura uma cama de alta qualidade e é um ótimo absorvente das excretas e da umidade da granja.
Recomendações:
- realizar fermentação da cama nos intervalos entre os lotes,
- trabalhar entre um ano e um ano e meio com a mesma cama,
- evitar reposição e evitar também mesclar fornecedores.