A programação inclui palestras divididas por sessões temáticas, relevantes no domínio dos programas de pagamento por serviços ambientais
O I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural – novas perspectivas para os PSA, evento virtual organizado pela Embrapa, será realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, das 14h às 17h. Especialistas de diversas instituições discutirão questões específicas da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e da sua implementação prática, com enfoque no seu potencial para implementar soluções para problemas ambientais. As inscrições são gratuitas.
O Fórum está sendo organizado no âmbito do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA, RJ) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A programação inclui palestras divididas por sessões temáticas, relevantes no domínio dos programas de pagamento por serviços ambientais (PSA), que abordarão aspectos legais, iniciativas de aplicação de PSA na área rural, possíveis lacunas e desafios, intercâmbio de experiências em andamento e questões técnico-científicas. Além de rodas de conversa, com o objetivo de trazer experiências de gestores e provedores de serviços nas iniciativas de PSA.
O 1º dia do Fórum, na terça-feira (23/5), contará com uma abertura, às 14 horas, com membros das instituições organizadoras. Na sequência, representantes da Câmara dos Deputados, Ibama, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ, Fundação Grupo O Boticário e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) discutirão os desafios para implementação da Lei de PSA e governança dos programas, mecanismos de financiamento público e privado e os caminhos do PSA no meio rural. Programa Reflorestar (Seama/ES) e Projeto Conexão Mata Atlântica São Paulo (Sema/SP) são os convidados para a roda de conversa, com mediação do representante da UFAM.
Na quarta-feira (24/5), representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), ANA, Embrapa Instrumentação (SP), Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Embrapa Territorial (SP) debaterão os PSAs Hídricos, metodologias para quantificação e monitoramento de carbono no solo e a relação entre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Os agricultores das propriedades Família Koehler (PSA Vera Cruz/RS) e Pé na Terra (PSA Pipiripau/DF) participarão da roda de conversa, mediada por um representante da Embrapa Territorial.
No último dia do Fórum, na quinta-feira (25/5), estarão em discussão metodologias de PSA com base em carbono florestal no meio ambiente, oportunidades e desafios do mercado de carbono e ganho de escala de PSA, com especialistas do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam/AM), ECCON Soluções Ambientais, Programa Conservador Mantiqueira e Mata Atlântica (TNC) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam/AM). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) e um agricultor participante do PSA Ibirapitanga/BA são os convidados para roda de conversa, que será mediada por uma representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A pesquisadora Fabia de Mello Pereira, da Embrapa Meio-Norte, presidente do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, afirma que um dos maiores objetivos do Fórum é buscar identificar projetos e ações de pagamentos por serviços ambientais no meio rural que alinhem produtores e organizações privadas e governamentais, com objetivos sociais e ambientais.
“Dimensionar e direcionar corretamente os benefícios do PSA para os destinatários pode parecer relativamente simples em projetos de pequena escala, mas apresenta dificuldades, em especial quando se trabalha em escala regional e nacional, devido a diferentes custos de oportunidade e considerações de equidade e eficiência. É necessário discutir maneiras de engajar a sociedade nesse sentido”, ressalta.
Seleção de vídeos
O Fórum abriu também uma seleção de vídeos sobre PSAs, com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de compartilhar suas soluções sobre pagamentos de serviços ambientais. O prazo para inscrições encerrou-se no dia 5/5. Os vídeos selecionados pela comissão organizadora serão publicados no canal da Embrapa no YouTube e disponibilizados em uma playlist nomeada ‘Vitrine de iniciativas de PSAs no Brasil’. Alguns poderão ser apresentados durante o Fórum.
CLIQUE AQUI para se inscrever gratuitamente no evento.