Adubações distribuídas em pequenas doses e frequentes proporcionam elevadas respostas de produtividade de forma prolongada
A bananeira é uma planta típica das regiões tropicais úmidas e exige ambiente de calor e umidade elevada e bastante luminosidade. Os cuidados começam na escolha dos locais, seleção das mudas e na preparação das covas, que devem ser bem adubadas para absorver melhor os nutrientes.
DICA. A adubação deve ser efetuada a cada sete dias, com 50 gramas de ureia e 50 gramas de cloreto de potássio (totalizando 100 gramas) sendo depositados nas covas. Esse procedimento também pode ser feito arremessando 200 gramas (130 cloreto de potássio e 70 gramas de ureia) no entorno da bananeira (adubação por cobertura).
Pesquisadores afirmam que aplicações de potássio distribuídas em pequenas doses e frequentes resultam em elevadas respostas de produtividade, principalmente nas áreas de alta quantidade de chuvas e de solos leves.
Os estudos mostram também que o pouco suprimento de potássio resulta na redução da produção de matéria seca da planta.
O bananal requer um cuidado especial no que tange a umidade que deve ser bem alta e é importante que as covas retenham a água e evitem que ela escorra para outros pontos.
DICA. Mantenha sempre um saco plástico com furos protegendo as pencas de bananas, mas sem abafá-las! Isso evita o ataque de gafanhotos e arapuás (uma espécie de abelha nativa), além de proporcionar proteção ao sol.
O produtor também não pode esquecer de escorar a bananeira para que ela não venha a tombar, machucando o fruto e deixando-o vulnerável.
Estenda a produção pelo ano inteiro
Para conseguir a produtividade prolongada durante o ano é preciso adotar certas técnicas simples de colheita:
- Retirar somente as pencas que serão consumidas! A penca separada amadurece mais rápido, por isso não se deve retirar o cacho completo, só o que será consumido.
- Depois de todas as pencas retiradas, é hora de cortar a planta mãe. Esta ação permite que as demais mudas tenham acesso mais fácil aos nutrientes do solo.
Com estas simples iniciativas, o produtor colabora para estender a produtividade de uma bananeira, fazendo com que seu bananal produza frutos o ano inteiro.
Por que cortar a planta mãe?
Quando a penca estiver completa – com os cachos das bananas bem formados-, é preciso arrancar o coração da bananeira, na parte debaixo onde estão as flores masculinas, que não servem para a produção.
Com os cachos retirados, corta-se a planta mãe (a partir de um metro e meio), pois, ela só produz uma vez. Assim, as demais mudas (“filha” e “neta”) alcançarão os nutrientes com maior facilidade.
DICA FINAL! Cuidados no planejamento do seu bananal poderão determinar o sucesso do seu negócio. Por exemplo: plantar as bananeiras em filas. As plantas devem manter um espaço de um metro de distância uma da outra. As filas, por sua vez, devem respeitar dois metros de distância entre elas.
Que tal? Gostou das dicas? Tem mais alguma experiência para compartilhar com a gente? Mande suas experiências para ruraltectv@ruraltectv.com.br.