Ícone do site AGRONEGÓCIO

Fruticultura – Empresa brasileira amplia mercado utilizando irrigação por gotejamento

Irrigação por gotejamento

A Agrícola Famosa é uma empresa que cultiva melão, melancia, mamão, banana e maracujá há quase 30 anos, em pleno semiárido brasileiro

Seu foco é exportar seus produtos para a América do Norte, Europa e Oriente Médio. Para enfrentar os desafios climáticos, a empresa tem procurado investir em tecnologias como a irrigação por gotejamento, o que tem permitido alcançar altas produtividades.

A tecnologia do gotejamento é utilizada desde a produção das mudas em cultivos protegidos até o cultivo dos frutos no campo. A uniformidade na distribuição de água e nutrientes é um dos principais benefícios da irrigação por gotejamento, o que aumenta a produtividade e reduz o descarte dos frutos.

Colheita mecanizada de melão

A luta contra as intempéries climáticas

A Agrícola Famosa tem sede em Mossoró (RN), mas também possui produções em Pernambuco, Piauí e Ceará. Nessas regiões, a disponibilidade de água é mínima, em torno de 600 mm de chuvas atmosféricas.

O sistema de irrigação por gotejamento tem permitido economizar água e fertirrigar, aplicando água e nutrientes direto na raiz da planta, garantindo sempre a umidade e a nutrição das plantas. Sem o sistema de irrigação por gotejamento, a empresa não conseguiria produzir com alto padrão para exportação.

A tecnologia utilizada pela empresa é um gotejador autocompensado, que promove excelente uniformidade na aplicação de água e nutrientes, além de possibilitar a irrigação em áreas extensas, garantindo que todas as plantas recebam a mesma quantidade de água e nutrientes.

Filtros de areia automáticos também são usados ​​pela empresa para melhorar a qualidade da água e proteger o sistema, atendendo a necessidade de mão de obra.

As decisões adotadas pela empresa refletem na economia e geram mais qualidade do produto final e lucratividade, garantindo a sustentabilidade da produção. A utilização da tecnologia de irrigação por gotejamento tem permitido à fruticultura brasileira alcançar novos mercados pelo mundo.

Leia também:

Sair da versão mobile