Emater-MG orienta sobre criação e alerta para os cuidados sanitários
A criação de galinhas caipiras é uma atividade ideal para agricultores familiares. Pode ser realizada em espaços pequenos, com custo de produção inferior ao das aves criadas em granjas comerciais.
A aceitação no mercado dos ovos e da carne das aves caipiras é muito grande, sendo o ovo caipira preferido em relação ao tradicional. No entanto, o produtor deve se adequar às exigências sanitárias para pensar em comercializar o produto.
Mercado exige políticas de bem estar animal
Para investir em criação de aves caipiras no sistema semi-intensivo, o produtor deve providenciar um galpão para a criação de frangos ou um galinheiro para criar galinhas, galo, pintainhas, frangos e frangas, no chamado ciclo completo.
As galinhas caipiras produzem menos no semi-intensivo, mas são criadas com a preocupação do bem-estar animal, diferente da galinha de granja comercial, o que permite atender uma das demandas mais presentes dos consumidores atuais.
Para garantir sucesso com a criação é preciso ficar atendo às questões sanitárias, necessárias para evitar doenças e garantir bem-estar e o conforto das aves. É basicamente a limpeza e higienização de equipamentos e instalações. Comedouros e bebedouros devem estar sempre limpos.
Outra recomendação é com a estrutura de abate ou classificação dos ovos. O produtor que investir na criação deve seguir as normas estabelecidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela fiscalização sanitária desta atividade no estado.
Uma boa prática é o produtor manter essas estruturas em parceria com outros criadores. Além de reduzir os custos, eles conseguem ampliar o mercado.
No site da Emater-MG, você pode acessar a Livraria Virtual gratuitamente. Lá, encontram-se diversas cartilhas técnicas, inclusive sobre a criação de galinhas caipiras (faça o download clicando aqui) com informações sobre vacinação, criação dos pintinhos, equipamentos e alimentação das aves. Há também uma seção de filmes técnicos em que o produtor tem acesso a informações sobre boas práticas sanitárias numa criação de galinhas caipiras.