O uso de serviços de geolocalização tende a crescer na área agrícola e trará enormes mudanças na maneira como produtores rurais conduzem seus negócios
A geolocalização é um sistema que determina a localização real de algo, usando informações digitais. O GPS (Global Positioning System = Sistema de Posicionamento Global) é o mais conhecido. Mas há outras tecnologias como GSM (Global System for Mobile Communications = Sistema Global para Comunicações Móveis), baseadas em radiofrequência e que utilizam as informações fornecidas pelas operadoras móveis ou pelo wi-fi em que o usuário estiver conectado.
Aplicações
Aparelhos colocados em tratores, colheitadeiras, caminhões e outros equipamentos identificam sua localização e enviam suas informações a um Sistema de Informações Geográficas, um programa de computador (software) específico que transforma todos os dados coletados (coordenadas geográficas e outros) em mapas. Estes sensores de localização já podem ser colocados em animais, permitindo a visualização da posição do rebanho ou de um animal desgarrado, perdido.
Os softwares de informações geográficas também estão mais próximos do que imaginamos, como é o caso do Google Maps. Qualquer empresário rural consegue mapear seus funcionários em campo coletando informações sobre o trajeto percorrido apenas com o uso dos recursos encontrados nos celulares!
O uso desses recursos ainda não está difundido por conta de fatores jurídicos que precisam ser discutidos no âmbito da legislação trabalhista. Ainda assim, as coordenadas geográficas de qualquer lugar podem ser marcadas com o Google Maps e compartilhadas com terceiros, sem a necessidade de qualquer recurso adicional.
Agricultura de Precisão
A coleta de informações geoespaciais relativas ao sistema solo-planta-animal serve para prescrever e aplicar manejos específicos possibilitando aumento da produção agrícola e protegendo o meio ambiente. Esta tecnologia propicia ganhos expressivos de produtividade com o uso mais racional dos recursos disponíveis (insumos, mão-de-obra, equipamentos, água etc.).
Além de ser uma ferramenta importante no gerenciamento da propriedade rural, a geolocalização é fundamental em algumas tendências que se apresentam ao setor, como as da logística integrada (acompanhamento da frota, chegada de insumos à propriedade, entrega da produção), segurança alimentar (rastreabilidade da produção), garantia de qualidade (certificação de origem), dentre outras.