Governador do Paraná formalizou o repasse da ex-residência oficial dos governadores do estado para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte
O documento que formaliza a transferência do imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para a Secretaria, que será responsável pela implantação do projeto-piloto da unidade, foi assinado no Dia do Agricultor (28 de julho).
A área de 27 mil m² funcionará como suporte às atividades do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo à propriedade.
Inovação e tecnologia estarão no centro das discussões
Disciplinas relacionadas à inovação e ao uso de tecnologias aplicadas à agricultura familiar serão oferecidas no CEEP, que funcionará como um laboratório de práticas inovadoras que podem ser usadas em todo o Ensino Técnico Agrícola do estado.
A criação do primeiro colégio agrícola 4.0 coloca mais uma vez o Paraná como protagonista na inovação do ensino técnico agrícola do país.
O objetivo é que a oferta de conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas vai atrair os jovens para a agricultura, transformando os estudantes em bons técnicos e grandes gestores das propriedades rurais.
Agricultura familiar
Agentes do setor veem a iniciativa como fundamental para levar o desenvolvimento à agricultura familiar, que corresponde a 75% de todos os estabelecimentos rurais do estado. São cerca de 228 mil propriedades, onde trabalham aproximadamente 535 mil pessoas.
Transformação para manter-se no topo
A agricultura brasileira abastece uma a cada cinco pessoas no mundo, tem grande potencialidade de crescimento, o que vai demandar novos conhecimentos. Para isso, o setor agrícola que já passa por um grande processo de inovação ao longo dos anos e que também está chegando às pequenas propriedades rurais, precisa qualificar os jovens que serão os sucessores das propriedades rurais. O projeto possibilita que eles saiam da escola com conhecimento técnico que permite fazer o melhor, usando menos recursos. O agricultor moderno precisa estar preparado para usar essas tecnologias.
Criação de técnicos
Criado em 2005, o CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com 556 alunos, que saem da escola com o diploma de Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária ou Técnico em Sistemas de Energia Renovável.
A atualização no currículo do CEEP para incluir disciplinas da inovação também deverá ser expandida para os outros 18 colégios agrícolas do Paraná.
O estado também estuda parcerias para aproximar os estudantes do dia a dia de trabalho das cooperativas e de empresas do setor do agronegócio.