APICULTURA -  Como montar um apiário

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaNotícias

Greening avança em São Paulo

Planta afetada pelo greening

Apesar dos intensos esforços do setor citrícola, a incidência de greening está elevada em algumas regiões produtoras de laranja

Segundo aponta o Especial Citros de 2023, da edição de maio da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, esse cenário tem levado citricultores a reverem seus investimentos e planejamentos de novos pomares, mesmo em uma temporada em que a perspectiva é de preços recordes para os novos contratos da fruta.

Greening - Fonte: Revista Hortifruti Brasil
Fonte: Revista Hortifruti Brasil

Inclusive, o próprio Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) tem recomendado que produtores adiem novos plantios e/ou renovações nas regiões com incidência crítica de greening (acima de 25% dos pomares), já que as árvores novas são ainda mais suscetíveis à doença – as exceções são propriedades isoladas de outros pomares (com raio de pelo menos cinco quilômetros de distância) e as com vizinhos que realizam manejo rigoroso.

Avaliar a região e sua susceptibilidade, manter o menor nível de incidência da doença no pomar por meio de um controle intensivo do vetor e da erradicação das plantas contaminadas e manejar os pomares para obter uma produtividade elevada são algumas das recomendações mais comuns dos consultores para se proteger do greening.

Outro ponto importante é o peso que hoje o greening representa nos custos de produção. Atualmente dependendo dos métodos de controle utilizados, os gastos com o manejo da doença subiram muito e podem alcançar até 30% dos desembolsos na temporada 2023/24.

Leia também: