A Embrapa Pantanal, conjuntamente com a WWF-Brasil e a Wetlands International, com o objetivo de ampliar o potencial produtivo da região pantaneira, disponibilizou gratuitamente, para download, o Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira.
A expectativa é de que o pecuarista do Pantanal receba recomendações técnicas para criar gado em um sistema produtivo diferenciado e de boa convivência com a biodiversidade pantaneira, fazendo disso um diferencial para seu negócio.
O conteúdo foi elaborado por vários autores que indicam diversas possibilidades de conhecer e melhorar as práticas do produtor de gado de corte na Planície Pantaneira, apresentando alternativas que aliem a atividade produtiva e a conservação dos recursos naturais do bioma.
O Guia auxiliará no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a pecuária sustentável, ao disponibilizar informações e tecnologias aos produtores pantaneiros e técnicos, sendo uma demonstração concreta de que se pode obter transformações significativas a fim de salvaguardar e garantir os sistemas essenciais para a manutenção do bioma de maneira aliada à pecuária.
A Publicação
O Guia começa com o “Planejamento da Paisagem e Propriedade”, trazendo uma visão ampla do imóvel rural inserido em uma paisagem diferenciada como a do Pantanal. Apresenta os tipos de ambientes da maior área úmida do mundo e algumas iniciativas de pecuária sustentável já existentes.
A seguir, o trecho dedicado a “Manejo da pastagem” aborda medidas da conservação à restauração das pastagens nativas e a introdução de pastagens cultivadas, assim como os principais indicadores e práticas que permitam que o valor nutritivo disponibilizado para seu rebanho permaneça alto, assim como a produtividade animal.
Já na questão “Manejo do rebanho”, o leitor conhecerá práticas da lida diária com os animais, incluindo a infraestrutura, o bem-estar animal e os manejos sanitário, nutricional e reprodutivo. Inclui uma tabela e explicações para calcular e auxiliar o acompanhamento de índices zootécnicos eum calendário de manejo, com indicações das épocas mais adequadas para realização das atividades, bem como indicações de estratégias para a convivência com animais depredadores.
Faça o download da publicação CLICANDO AQUI.
Leia também:
Embrapa registra nova praga de pastagem em território nacional