Ícone do site AGRONEGÓCIO

Hidrogel promove economia de água na produção de hortaliças

Agricultor regando as plantas com um regador

Doze porcento a menos de água. Nanotecnologia a serviço da produção rural

Uma nova fórmula de hidrogel, desenvolvida a partir de nanotecnologia, é capaz de reduzir a utilização de água na produção de mudas de hortaliças em cerca de 12%, ao mesmo tempo que antecipa o ciclo de produção em até três dias. O produto foi desenvolvido graças a uma parceria entre a Embrapa Hortaliças (DF) e a Embrapa Instrumentação (SP). Consiste num sistema que libera de forma controlada a ureia que possibilita a aceleração do crescimento de folhas e de raízes das mudas. 

Resultados e próximos passos

Testes realizados com tomate e pimentão no Distrito Federal durante 24 meses comprovaram a eficácia do projeto. A próxima etapa consiste em testar o produto com espécies folhosas como alface, rúcula e espinafre. Os experimentos realizados com uma variedade de tomate e com uma variedade comercial de pimentão revelaram que não existe o risco de o hidrogel competir com as mudas por água e por nutrientes ou de liberar resíduos tóxicos para as plantas. 

Por ser desenvolvido a partir de nanotecnologia, o novo produto teve suas dosagens ajustadas aos principais tipos de substratos disponíveis no mercado – fibra de coco, casca de pinus e turfa.

Aperfeiçoamento

Na etapa inicial da pesquisa, o objetivo era comprovar a capacidade do hidrogel de absorver e liberar água de forma efetiva. O produto foi capaz de reter uma quantidade significativa de água usada na irrigação sem comprometer a estrutura física do substrato nem o seu o volume nas células da bandeja.Os experimentos com substrato contendo o hidrogel apresentaram redução da necessidade de irrigar as mudas, possibilitando economia de água e de gastos indiretos, como energia e insumos.

As análises desses dados mostraram uma capacidade da tecnologia de absorver rapidamente a água, possibilitando ao substrato atingir a umidade ideal com menor percentual de água. Os resultados comprovaram que o uso do substrato com hidrogel permite ganhos de 15% a 25% no peso das bandejas, com reabsorções diárias que se mantiveram eficientes por, pelo menos, 25 dias. 

Redução do tempo de produção de mudas

Os resultados revelaram que as mudas de tomate e pimentão produzidas com substrato acrescido de hidrogel enriquecido com ureia tiveram desenvolvimento superior às demais composições. As formulações dos hidrogéis possuem a propriedade de trocar cargas e liberar de maneira gradativa macro e micronutrientes para a planta. 

O estudo mostrou ainda que o hidrogel enriquecido com ureia, que é formada por 44% de nitrogênio, libera esse nutriente lentamente para as mudas, resultando na melhor qualidade das plantas. De acordo com os pesquisadores, o fato de o nitrogênio estar prontamente disponível, independentemente de suplementação de adubos nitrogenados, possibilitou que as mudas atingissem o tamanho ideal da parte área e do sistema radicular até três dias antes das mudas produzidas somente com o substrato e complementações com fertirrigação.

E os custos da produção? Como ficam?

Juntos, esses resultados proporcionam uma série de vantagens para o viveirista como redução de custos com manejo, irrigação e insumos.Para o futuro a proposta é desenvolver hidrogéis com nutrientes específicos para cada tipo de cultura.

Leia também:

Sair da versão mobile