A horta comunitária AgroFavela Refazenda, em Paraisópolis, produziu 300 quilos de hortaliças em apenas dois meses
O projeto do Instituto Stop Hunger Brasil em parceria com o G10 Favelas além de garantir alimentação para moradores da cidade, fornece para o projeto Mãos de Maria que produz e distribui quentinhas.
Servir à comunidade
Em dois meses, de outubro a dezembro de 2020, mais de mil pessoas foram beneficiadas diretamente e 5.045 beneficiadas indiretamente.
Num espaço de cerca de 900 m², a AgroFavela produz 60 tipos de espécies de hortaliças e frutas. Além de um canteiro em boxes, o projeto conta com uma horta vertical com capacidade para produzir 960 pés de hortaliças.
Incentivo a hortas caseiras e em comunidades carentes
O projeto também tem o objetivo incentivar e auxiliar na implantação de hortas caseiras e em pequenos espaços, distribuindo mudas e capacitando mulheres para o cultivo de hortaliças em suas casas. Esta iniciativa colabora gerando oportunidade de trabalho e renda por meio da venda de parte da produção.
Outro conceito disseminado é o de implantação de fazendas urbanas no contexto das comunidades carentes, explorando possibilidades como hortas verticais, utilização de espaço em quintais, lajes e canteiros para plantio e cultivo de alimentos.