O mamão está entre as principais frutas produzidas no país e, no panorama internacional, o Brasil se posiciona como o quarto maior produtor e terceiro exportador mundial da fruta
A mais recente publicação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), “Recomendações técnicas para o cultivo do mamoeiro”, já está disponível, gratuitamente CLICANDO AQUI. O livro traz tópicos que contemplam a cultura, como: a classificação e botânica do mamoeiro – tipos florais; cruzamentos entre plantas, a escolha da cultivar, a produção e formação de mudas, entre outros temas.
O mamão está entre as principais frutas produzidas no país. O panorama internacional coloca o Brasil como o quarto maior produtor e terceiro exportador mundial de mamão. O volume produzido representa 7,64% da oferta global e 9,7% do total no mundo, dados de 2022. Os estados do Espírito Santo e da Bahia são os principais polos de produção de mamão com, aproximadamente, 70% da produção.
De acordo com dados do Painel Agro, disponíveis no site do Incaper, referente a 2023, o Espírito Santo produziu 352 mil toneladas de mamão, em uma área colhida de 5,9 mil hectares e um rendimento médio de cerca de 58 mil quilos.
O mercado nacional de mamão tem surpreendido pelo seu alto índice de desenvolvimento nos últimos anos, e um dos fatores que pode ter levado a esse resultado positivo, é a preocupação do produtor em
estar cada vez mais qualificado, buscando sempre inovar e potencializar seu negócio. Isso consequentemente faz com que a cadeia produtiva da fruta se expanda e atualize, isso se tratando desde o momento do preparo da lavoura para o plantio, das sementes que serão usadas, das pesquisas feitas, até na entrega do produto ao consumidor final, seja ele um fornecedor do mercado interno ou externo.