A exposição será aberta ao público com entrada gratuita e espera-se a reunião de mais de 300 animais da raça, além de criadores de 20 países
A cidade de Indaiatuba/SP sediará de 5 a 10 de julho, a maior exposição da raça árabe da América Latina. Trata-se da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, que será realizada no Helvetia Riding Center, de 9h às 18h, com entrada gratuita.
Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o evento reunirá mais de 300 animais e criadores de aproximadamente 20 países. Além dos brasileiros, a associação aguarda a participação de criadores do Chile, Estados Unidos, Uruguai, Emirados Árabes e de alguns países da Europa.
A organização espera superar a edição de 2022 em quantidade de cavalos e público, principalmente com a forte presença de criadores estrangeiros.
Esta é a 13ª vez que Indaiatuba é escolhida como cidade sede da maior exposição do cavalo árabe da América Latina. A primeira edição do evento no município aconteceu no ano de 2010.
Para a avaliação dos animais nas provas de Halter (apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada) e Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos), a associação escalou um time de juízes de peso. Além dos profissionais do Brasil, a exposição terá juízes dos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Argentina.
Além da exposição, acontecerão os tradicionais Brazilian Farm Tours, que acontecerão nos dias 09 e 10 de julho, quando novamente será possível aproveitar a hospitalidade brasileira de dois grandes criatórios (HVP Arabian e Haras Cruzeiro), que brindarão os visitantes com seus programas de criação e a oferta de animais de alto nível.