Cerca 70% dos indianos (direta ou indiretamente) dependem do setor
A pandemia parou o mundo! E a economia foi muito afetada. Mas os países começam a dar sinais de como será a retomada pós-corona. A Índia demonstra que vai investir tudo na agricultura para reconstruir a economia do país.
Diferente dos países ocidentais, a Índia tem uma população muito dependente do setor agrícola, que atualmente contribui com 17% do PIB. Vale lembrar que a Índia abriga quase um quarto dos agricultores do mundo e possui 48% das terras aráveis do mundo!
Tábua de salvação
Reconhecidamente, o país realizou progressos significativos em muitos setores (serviços, produção industrial, tecnologia etc.), mas a agricultura continua a ser a base econômica, especialmente para os quase 70% de indianos que vivem em áreas rurais.
Vamos a mais alguns números… A Índia é hoje:
- maior produtor mundial de leite e de leguminosas;
- segundo maior produtor de arroz, de trigo e de frutas;
- o terceiro maior produtor de grãos alimentares.
A agricultura tem um impacto direto na pobreza, nos meios de subsistência rurais, na saúde e na nutrição. O passo que precisa ser dado após essa paralisação com o objetivo de alavancar o potencial do setor agrícola é torna-lo economicamente viável nos próximos meses. E o governo indiano dá indícios de que as políticas governamentais farão de tudo para vencer este desafio.