Ícone do site AGRONEGÓCIO

Influenza aviária – Governo pede auxílio aos pescadores de SC

Avicultura

Com o objetivo de evitar a entrada da gripe aviária no país, o governo de Santa Catarina, segundo maior estado produtor de carne de frango do país, decretou algumas novas medidas

Surtos da gripe já foram registrados em países vizinhos, como Colômbia, Equador, Chile, Peru e Venezuela.

Apesar de ainda não termos nenhum caso notificado no Brasil, as autoridades estão em alerta para manter o status sanitário livre da doença.

Mais de 22 mil aves marinhas morreram após surto de gripe aviária no Peru

O papel dos pescadores é fundamental

Os pescadores e maricultores foram convocados a atuar no combate à enfermidade, monitorando e notificando o surgimento de aves doentes ou mortas nas praias e encostas. A grande preocupação é com as aves migratórias, que podem ser um vetor da doença. Caso avistem alguma ave doente ou morta, os pescadores e maricultores não devem tocar nos animais e a CIDASC deve ser imediatamente notificada.

Para todos aqueles que criam aves, a Secretaria da Agricultura orienta que evitem o contato com outros animais, especialmente aves silvestres ou de vida livre, além de restringir o acesso de visitantes aos aviários. Em caso de funcionários, eles devem utilizar roupas exclusivas para ingressar no aviário. E os veículos devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos.

O que é Influenza Aviária?

A Influenza Aviária é uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves silvestres e domésticas e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais e pessoas contaminadas e pelo contato com aves doentes. Quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos leva a altas taxas de mortalidade.

No caso do aparecimento de problemas respiratórios, digestivos, nervosos ou mortalidade das aves acima do normal, a CIDASC deve ser imediatamente notificada via escritório municipal ou pelo número 0800-6439300

Pescador! Faça a sua parte e colabore no combate à entrada da gripe aviária no país!

Leia também:

Sair da versão mobile