Ícone do site AGRONEGÓCIO

Iniciando uma plantação de morango

Caixas de morangos com produtor ao fundo
Pensando em iniciar uma plantação de morango? Confira dicas para ter uma plantação com bons resultados em produtividade e rentabilidade

Clima. Os melhores frutos são obtidos a partir de uma combinação de dias ensolarados e noites mais frias… Recomenda-se que o plantio seja feito em regiões de clima temperado, subtropical ou tropical de altitude. Na época de frutificação o mais indicado é que as temperaturas não ultrapassem 22°C.

DICA! Se a sua propriedade está numa região em que o inverno não conta com temperaturas muito baixas, recomendamos que armazene as mudas num ambiente com refrigeração de cerca de 4°C num período de 15 a 20 dias antes do plantio. 

Luminosidade. Fique atento, pois, algumas variedades precisam de dias mais longos de luminosidade, enquanto outras necessitam de períodos mais curtos.

DICA! Identifique a latitude em que está a sua propriedade. Aquelas em latitudes mais altas têm melhor adaptação a cultivares de dias mais longos.
 
Mesmo os cultivares que não apresentam a sensibilidade ao fotoperíodo precisam de algumas horas de exposição à luz solar direta todos os dias. Se essa condição não for atendida haverá pouca produção de frutos. Nas regiões com verões com temperaturas mais elevadas é possível apostar no sombreado durante as horas de sol a pino.

ATENÇÃO! Informe-se a respeito das opções para encontrar a mais adequada às condições da sua propriedade.

Solo. É importante que o cultivo se dê num solo bem drenado, rico em matéria orgânica e com boa fertilidade. Em relação ao pH o ideal é que fique entre 5,5 e 6,5.

Irrigação. A irrigação deve ser frequente de maneira a manter o solo úmido, mas sem encharcar. 

Melhor época para o plantio. Do fim do verão ao início do outono, levando em consideração as características climáticas de cada região. Em regiões que apresentam temperaturas mais baixas, recomenda-se o cultivo mais cedo, enquanto que nas regiões em que as temperaturas são mais elevadas, indica-se o cultivo tardio. Cultivares que demandam mais luminosidade diária se dão melhor em regiões de clima temperado. Podem ser também cultivadas durante o período da primavera. Em plantios em larga escala, os produtores de morango preparam os canteiros com cobertura plástica ou palha (esse sistema é conhecido como mulching), sistema esse que protege o solo de erosão, de ervas daninhas além de manter a umidade.

Mudas e plantio. É sério!!!! Adquira mudas de um fornecedor de confiança! Para os anos seguintes obtenha novas mudas a partir dos estolhos desses cultivares. Os estolhos ou estolões dos morangos nada mais são do que um tipo de caule rastejante que apresenta crescimento a partir de brotos e raízes. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, corte na metade do comprimento a parte localizada entre as mudas. Alguns produtores aguardam até que as mudas estejam devidamente enraizadas para somente então separá-las da planta-mãe. Já outros horticultores cortam as mudas assim que os estolhos apresentam entre 3 e 5 folhas. O espaçamento para o plantio das mudas de morangueiro é de 20 a 35 cm.

DICA! A propagação através de sementes não é o mais indicado, uma vez que as plantas originárias desse processo não têm características de plantas progenitoras e demoram muito tempo para se desenvolver. 
Colheita. Os frutos do morangueiro devem ser colhidos somente quando estão maduros. A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia, através de corte (você pode utilizar uma tesoura de colheita – com ponta mais fina) do pedúnculo ou cabo, colocando-se os morangos nos contentores com o máximo de cuidado evitando tocar no fruto. Segure os frutos pelo pedúnculo. Os frutos devem ser resfriados o mais rapidamente possível (até duas horas após a colheita), para evitar a rápida maturação e deterioração. Os frutos devem ser colhidos, de preferência, diretamente nas embalagens que vão para o mercado. Uma pré-seleção dos morangos no campo evita o contato de frutas sadias com frutas podres (que contém inóculos de fungos) e reduz o manuseio, diminuindo a ocorrência de lesões visíveis e não visíveis, que servirão como porta de entrada para podridões. A cada dois ou três anos será necessário substituir os morangueiros, pois essas plantas produzem somente por esse período. Há produtores que substituem as plantas todos os anos.

Com estas dicas, você estará trilhando um caminho seguro para uma produção de qualidade e que agradará o mercado! Mas não pense que isto basta. Atualiza-se sempre. Aprenda constantemente. E, se possível, tenha o acompanhamento de um profissional especializado.

Leia também:
 
Sair da versão mobile