APICULTURA -  Como montar um apiário

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Irrigação por gotejamento – gastos sequinhos, produtividade encharcada!

Sistema de gotejamento com gota caindo no local exato

Uma das técnicas de irrigação mais eficientes atualmente, permite alta uniformidade de aplicação de água e nutrientes às lavouras

Como a gota d’água cai próxima às raízes das plantas, sua eficiência é maximizada e reduz-se o desperdício. É muito usada nas culturas de morango, tomate, berinjela, pimentão, pepino, vagem, conhecidas como hortaliças-fruto. Além disso, o gotejamento diminui a evaporação da água e a proliferação de ervas daninhas, reduzindo consumo de água em até 80% se comparado a outros sistemas.

O sistema possibilita ainda economia de energia, de fertilizantes e de mão de obra, pois em apenas uma operação é feita a irrigação e a fertilização, conhecida como fertirrigação, em que há a diluição do adubo na água. Os intervalos de irrigação semanal podem cair de sete para duas vezes. Adotando esse manejo é possível ainda apenas fertilizar em épocas de chuva.

Mudas sendo irrigadas por gotejamento

A estrutura

O sistema de gotejamento é uma estrutura simples. Gotejadores, tubulações, cabeçal de controle e uma  motobomba. Há ainda um filtro que reduz o entupimento dos emissores. Alguns manômetros e válvulas de controle de pressão e pronto. Manutenção simples e barata.

No cabeçal de controle podem ser inseridos os sistemas de injeção de fertilizantes e de automação. Normalmente, são utilizadas bombas centrífugas, de eixo horizontal, com motores elétricos ou à combustão interna.

Leia também: