Ícone do site AGRONEGÓCIO

Irrigação – Planejamento eficiente e sustentável

Produtor rural manejando seu equipamento de irrigação

É possível reduzir em até 20% o consumo de água na agricultura, otimizando a ação dos pivôs centrais ou laterais, combinada com um manejo eficiente na lavoura

Os produtores brasileiros contam com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. Mas será que eles estão usando o manejo da irrigação corretamente?

A resposta é “NÃO!”. Grande parte dos agricultores ainda não executa corretamente este manejo. Eles “molham” as culturas! Mas não sabem como utilizar todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis.

Erro comum

Aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, pode causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade.

As fases de crescimento da cultura trazem demandas hídricas específicas. Assim, manter a quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações indiscriminadamente pode resultar em um maior consumo e desperdício de água.

A maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata!

Atenção! Sempre tenha em mente o aproveitamento do recurso que já está disponível no solo.

Existem diversas tecnologias que podem ajudar o produtor a otimizar seu processo de irrigação. Estas soluções fornecem informações precisas e objetivas de irrigação e ainda mostram se os pivôs estão operando como o programado.

Todas essas iniciativas têm por objetivo reduzir os custos com energia, o uso da água, além dos deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs.

Dados que ferramentas disponíveis oferecem:

Máxima produtividade.

Com algumas destas soluções tecnológicas, e por meio de um smartphone, tablet ou computador, em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina grau-a-grau do pivô a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura e o desperdício.

Repense o seu sistema de irrigação e avalie se está havendo desperdício ou otimização da produtividade e consequentemente da rentabilidade. Reavaliando periodicamente suas atividades, você será capaz de adotar novas ações que contribuam para o sucesso do seu negócio.

Leia também:

Irrigação – Sistema de irrigação movido a energia solar

Irrigação – Para ser eficiente precisa ser sustentável e econômica

Irrigação – Tecnologia simples e de baixo custo é alternativa para agricultura familiar

Sair da versão mobile